Internacional

Pedestre quase é atingida por explosão de míssil russo na segunda maior cidade da Ucrânia; câmera flagrou o momento

Bombas guiadas deixaram pelo menos 3 mortos e mais de 50 pessoas feridas, além de espalhar destroços pela região

Agência O Globo - 24/06/2024
Pedestre quase é atingida por explosão de míssil russo na segunda maior cidade da Ucrânia; câmera flagrou o momento

Uma câmera de segurança registrou o momento em que uma pedestre quase foi atingida por uma explosão em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, neste sábado. As imagens compartilhadas nas redes sociais mostram uma mulher caminhando pela calçada quando uma explosão de grande magnitude ocorre a poucos metros à frente.

O incidente foi causado por um ataque russo com bombas guiadas e deixou pelo menos 3 mortos e mais de 50 pessoas feridas, além de espalhar destroços pela região. O bombardeio resultou em danos significativos em um prédio de apartamentos de cinco andares, deixando parte dele em ruínas.

O presidente Volodymyr Zelensky, em um comunicado no Telegram, enfatizou a necessidade urgente de deter o que descreveu como "terror russo por meio de bombas guiadas". Em seu discurso em vídeo, Zelenskiy revelou que as forças russas usaram mais de 2.400 bombas guiadas contra a Ucrânia em junho, com aproximadamente 700 visando Kharkiv.

Localizada a algumas dezenas de quilômetros da fronteira e com uma grande parcela da população etnicamente russa, Kharkiv era um objetivo da ofensiva inicial da Rússia, em fevereiro de 2022. As tropas de Moscou chegaram a entrar nos subúrbios da cidade, mas se retiraram em meio a uma grande mudança no cenário de operações, que incluiu também um recuo dos militares que estavam nos arredores de Kiev. Os mísseis jamais deixaram de cair na cidade, e milhares de pessoas abandonaram suas casas desde então.

— Isso [ofensiva russa] que está acontecendo ao redor de Kharkiv também é culpa deles [ucranianos]. Porque eles têm atacado e continuam atacando áreas próximas à fronteira, incluindo Belgorod — disse Putin.