Internacional
Enchentes na Suíça deixam casas destruídas e três desaparecidos; imagens
Autoridades estão em estado de alerta e riscos de enchentes continuam, após chuvas que causaram deslizamentos de terra e inundações, forçando dezenas de residentes a serem evacuados
As autoridades suíças na região de Grisons disseram no sábado que estavam procurando por três pessoas desaparecidas após fortes enchentes no dia anterior na região, que causaram deslizamentos de terra e inundações, forçando dezenas de residentes a serem evacuados. Relatórios da mídia local disseram se tratar de uma mulher idosa e um casal.
'Moedas da sorte': Para onde vão os R$ 8 milhões jogados na Fontana di Trevi? Entenda
Tragédia ambiental: Incêndio florestal deixa 11 mortos e dezenas de feridos na Turquia
"Buscas intensivas estão em andamento para as três pessoas ainda listadas como desaparecidas", disse a polícia em um comunicado, acrescentando que elas provavelmente estavam em casa quando as águas da enchente levaram três casas junto com três veículos. O exército suíço também foi mobilizado pra buscar desaparecidos e evacuar moradores das regiões afetadas.
Um veículo de resgate da polícia também foi levado pelas águas da enchente, mas a polícia disse que dois colegas dentro conseguiram sair e nadar para um local seguro. A polícia pediu às pessoas que se afastassem das áreas mais afetadas e não tentassem realizar buscas de resgate por conta própria.
Várias aldeias ficaram sem eletricidade e água potável após a tempestade, segundo relatos locais. Nos últimos dias, outras áreas da Suíça, incluindo a estação de esqui de Zermatt, uma famosa cidade turística, foram afetadas por fortes chuvas, com várias estradas bloqueadas e serviços ferroviários interrompidos.
William Kloter, da polícia suíça, que está liderando as operações de resgate, disse à mídia local que espera encontrar as três pessoas desaparecidas com vida. As autoridades também alertaram os moradores para evitar as partes inferiores de suas casas, como os porões, manter-se afastados dos rios em enchente e não estacionar em pontes. As pessoas também foram aconselhadas a não filmar ou fotografar as enchentes por razões de segurança.
A presidente da Suíça Viola Amherd postou no X (antigo Twitter) que está preocupada com as pessoas afetadas. "Meus pensamentos estão com os afetados. Agradeço ao pessoal de emergência por seus esforços incansáveis nesta situação difícil", ela escreveu.
Os riscos de enchentes continuam, conforme informou o Escritório Federal de Meteorologia Suíço em seu site. A emissora estatal SRF disse que novos deslizamentos são possíveis, já que o solo altamente saturado não consegue absorver adequadamente mais chuva.
As enchentes ocorrem semanas após partes da vizinha Alemanha terem sido submersas devido às chuvas persistentes, o que causou interrupções nos serviços ferroviários e nas rotas de navegação chave do rio Reno e do Danúbio.
Mais lidas
-
1ESCÂNDALO NO CSE
Presidente José Barbosa responde a áudios vazados e acusações de divisão de receitas do clube
-
2A REVANCHE
CSE sob ameaça de intervenção: advogado entra com pedido de administração judicial e suspensão de recursos públicos e privados ao clube
-
3EUA
Kamala Harris tem pior resultado entre democratas nos últimos 20 anos com gastos recordes, diz mídia
-
4CHILE
Davi Brito, ex-BBB, é 'desmascarado' após publicar vídeos esquiando no Chile
-
5ESCÂNDALO NO CSE
Áudio de Ibson Melo escancara crise no CSE: acusações contra Carlos Guruba agitam bastidores do clube; ouça o áudio aqui