Geral

Gerson, Faustão, Selena Gomez e outros: veja celebridades que já enfrentaram problemas renais

Disciplina na dieta, atividade física e transplante de rim fazem parte do quadro de muitos pacientes

Agência O Globo - 22/06/2024
Gerson, Faustão, Selena Gomez e outros: veja celebridades que já enfrentaram problemas renais

Segundo dados da Organização Internacional World Kidney Day, 10% da população mundial possui doença renal crônica, que se não for tratada, pode ser fatal. No Brasil, o número de pacientes segue crescendo e conforme o Ministério da Saúde, o transplante de rim representa cerca de 70% do total de transplantes de órgãos realizados no país. São diversos os fatores que podem levar ao quadro, o que pode ser confirmado ao observar os casos de alguns famosos que são pacientes renais.

João Gordo perde 50 kg: 'estava empacotando com 170'; veja antes e depois

‘Momento para me recuperar’: Linn da Quebrada confirma estar internada para tratar depressão

Veja abaixo uma lista de celebridades que apresentam ou apresentaram diferentes problemas nos rins e se tornaram exemplos de luta para comunidade de pacientes renais. Entre os tratamentos adotados, a disciplina na dieta, prática de atividade física e estilo de vida saudável seguem sendo um ponto em comum.

Gerson

Em março deste ano, Gerson, jogador de futebol do Flamengo, passou por cirurgia no rim e desfalcou o rubro-negro por alguns jogos. O procedimento realizado foi uma pieloplastia para correção de uma estenose congênita do ureter, por conta de um quadro de hidronefrose diagnosticado no atleta.

Trata-se de uma dilatação do rim provocada pela obstrução ou pelo bloqueio da passagem da urina em algum ponto de via urinária. Gerson foi parar no hospital, após apresentar fortes dores abdominais. Lá, foi medicado e passou por nove exames até os médicos optarem pela cirurgia.

Selena Gomez

Durante uma turnê mundial, a atriz e cantora Selena Gomez foi diagnosticada com uma doença crônica que a fez interromper os trabalhos e se dedicar exclusivamente a saúde. Tratava-se de um quadro de Lúpus, uma doença autoimune que causa danos a órgãos e tecidos. Cerca de 60% dos pacientes diagnosticados com Lúpus também possuem os rins afetados, quando o fato ocorre, se chama nefrite lúpica.

Assim, no segundo semestre de 2017, a artista utilizou suas redes sociais para informar aos seus fãs que recebeu um transplante de rim de uma pessoa próxima.

Sarah Hyland

Atriz premiada e destaque na série Modern Family, Sarah Hyland é uma figura preciosa na comunidade de saúde renal. Quando criança, a artista passou por uma displasia renal e lutou contra a doença durantes muitos anos antes de receber dois transplantes de rim do seu irmão.

No entanto, problemas renais costumam acompanhar o paciente por toda a vida, o que é o caso de Hyland. Ao longo de sua carreira, a artista já deu algumas declarações e fez algumas postagens sobre seu estado de saúde e tratamento continuado. Além disso, aborda pontos importantes para pacientes renais, como disciplina na dieta, atividade física em dia e exercícios para saúde mental e emocional.

Halle Berry

A atriz vencedora do Oscar foi diagnosticada com diabetes no final da adolescência, mas nunca deixou que isso fosse um empecilho. Na verdade, Berry também é um nome de destaque para comunidade de saúde renal, pois apresenta um estilo de vida saudável, com atividade física, disciplina e foco.

Faustão

Por conta do agravamento de uma doença renal crônica, o jornalista e apresentador Fausto Silva, o Faustão, precisou passar por um transplante renal em fevereiro deste ano. Segundo a equipe do Hospital Albert Einstein, ele precisou de um novo órgão, um caso pouco comum, mas não tão raro.

Somente no Estado de São Paulo, onde ocorreu o procedimento cirúrgico de Faustão, dos 2 mil transplantes renais realizados em 2023 pelo Sistema único de Saúde (SUS), 34 foram de uma pessoa já transplantada de outro órgão. Ainda vale destacar que, essa situação faz o paciente se tornar prioridade na fila de espera.

Alguns meses antes de receber um novo rim, Faustão passou por uma cirurgia cardíaca. O boletim médico não especificou se o problema renal estava associado com o procedimento do coração. Mas, conforme o New England Journal of Medicine, após avaliação de 70 mil transplantados entre 1990 e 2000, 16,5% dos pacientes cardíacos desenvolveram problemas renais.

Chrystian

O recém-falecido cantor sertanejo Chrystian, tinha uma condição genética chamada rim policístico. Em fevereiro deste ano, o artista realizou exames pré-operatórios para passar por um transplante de rim, no qual sua esposa, Key Vieira, seria a doadora. No entanto, a cirurgia não ocorreu

Na época, o cantor que estava internado no Hospital do Rim, da Fundação Oswaldo Ramos, havia sido submetido a um cateterismo que demandaria uma medicação para afinar o sangue por seis meses, assim, seria inviável realizar o procedimento.

Nate Robinson

Um dos jogadores mais icônicos das quadras da NBA nos anos 2000, Nate Robinsons, está lutando contra insuficiência renal desde 2018. O ex-atleta revelou estar aguardando na fila do transplante, para receber um novo rim e em entrevista ao site americano de notícias de basquete Hoops Hype, Robinson revelou algumas das dificuldades que enfrenta com a doença.

— Minha jornada, cara, todos os dias, é um dia de cada vez. É difícil, mas, ao mesmo tao mesmo tempo, adoro desafios. Então cada dia é um novo dia para mim. Eu apenas tento andar direito com Deus. Eu apenas tento pedir a Ele que me dê forças para superar o que estou passando. Ainda estou procurando um rim até hoje — contou.

O tricampeão de enterradas da NBA, também contou que realiza diálise três vezes por semana, durante quatro horas. — mas o que é a insuficiência renal? Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, é a perda súbita da capacidade dos rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue. Desse modo, o acúmulo dos resíduos podem afetar a composição química do sangue.

Entre os sintomas podem estar a diminuição da produção de urina, retenção de líquido, causando inchaço nas pernas, tornozelos ou pés, sonolência, falta de fome e ar, cansaço, confusão, náusea, vômitos, convulsões e em casos mais graves, é possível que o paciente entre em coma.