Geral
Comissão de Educação do Senado aprova proposta de Novo Ensino Médio

A Comissão de Educação do Senado aprovou o projeto que trata do Novo Ensino Médio. Votação inicialmente marcada para ontem, mas que foi adiada por um pedido de vista. Isso porque a relatora, senadora professora Dorinha Seabra, fez alterações ao relatório já apresentado na semana passada.


Ela aumentou a carga horária da Formação Geral Básica de 2.200 para 2.400 horas, como já tinha sido aprovado na Câmara. Inclusive para o ensino técnico. Nesse caso, as horas do ensino técnico deverão ser somadas a essas 2.400. Já para os itinerários, que são os eixos, o direcionamento que o aluno terá, deverão ser somadas às 600 horas. A ideia é que a formação básica esteja garantida independentemente, segundo a relatora, da profissão ou do caminho que o estudante vai seguir no futuro.
Vai ter um período de adaptação entre 2025 a 2028, e isso tudo já vai estar valendo para o ano letivo de 2029. Ela manteve a obrigatoriedade do espanhol e determina que os estados tenham pelo menos uma escola de ensino médio no turno noturno em cada município, dependendo da demanda.
A reunião movimentou o Senado e precisou ser suspensa por alguns minutos, porque estudantes que estavam acompanhando a audiência alegaram estarem sendo abordados pelos seguranças. Depois de aprovada na Comissão de Educação do Senado, a proposta ainda precisa passar pelo plenário.
* Com reportagem de Priscilla Mazenotti
Educação Brasília 19/06/2024 - 16:00 Ana Lúcia Caldas / Fran de Paula Daniel Ito - repórter da Rádio Nacional novo ensino médio Ensino Técnico quarta-feira, 19 Junho, 2024 - 16:00 96:00
Mais lidas
-
1AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
Justiça suspende eleição antecipada de Madson Monteiro para a Mesa Diretora da Câmara de Palmeira
-
2FUGA EM PRESÍDIO
Cinco presos escapam do Baldomero Cavalcanti usando corda de lençóis; um já foi capturado
-
3ACIDENTE
Empresário de 24 anos morre após atropelar cavalo em rodovia de Delmiro Gouveia
-
4SEGURANÇA
Polícia Científica participa de curso nacional de integração pericial em investigações criminais
-
5DEMARCAÇÃO EM PALMEIRA
Advogado Adeilson Bezerra exige informações da Funai