Internacional
Rússia e Coreia do Norte assinam pacto que prevê assistência mútua em caso de 'agressão'
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, assinaram nesta quarta-feira (19) um pacto que inclui uma promessa de ajuda mútua caso qualquer um dos países sofra "agressões".
Embora os detalhes não tenham ficado claros de imediato, o acordo poderá marcar a ligação mais forte entre Moscou e Pyongyang desde o fim da Guerra Fria. Ambos os líderes descreveram o pacto como um grande aprimoramento em suas relações, abrangendo segurança, comércio e investimento, além de laços culturais e humanitários.
Os líderes se encontraram em meio à primeira visita de Putin à Coreia do Norte em 24 anos. A reunião ocorreu em um momento em que os EUA e aliados expressam preocupações crescentes sobre um possível acordo de armas, pelo qual os norte-coreanos forneceriam a Moscou munições para sua guerra na Ucrânia, em troca de assistência econômica e transferências de tecnologia com o potencial de aumentar a ameaça representada pelas armas nucleares de Pyongyang.
Kim declarou que os dois países têm uma "amizade ardente" e prometeu total apoio à guerra da Rússia na Ucrânia.
Putin, por sua vez, disse que o pacto é um "documento inovador", que reflete o desejo mútuo de levar as relações bilaterais a um nível superior. Fonte: Associated Press.
Mais lidas
-
1ESCÂNDALO NO CSE
Presidente José Barbosa responde a áudios vazados e acusações de divisão de receitas do clube
-
2EUA
Kamala Harris tem pior resultado entre democratas nos últimos 20 anos com gastos recordes, diz mídia
-
3A REVANCHE
CSE sob ameaça de intervenção: advogado entra com pedido de administração judicial e suspensão de recursos públicos e privados ao clube
-
4ACIDENTE
Adolescente morre ao perder controle de motocicleta em Arapiraca
-
5ESCÂNDALO NO CSE
Áudio de Ibson Melo escancara crise no CSE: acusações contra Carlos Guruba agitam bastidores do clube; ouça o áudio aqui