Geral
Fernanda Montenegro presta homenagem a Jacqueline Laurence: 'Saúdo sua vida cênica'
Atriz francesa morreu, aos 91 anos, no Rio de Janeiro

A atriz Fernanda Montenegro usou as redes sociais para homenagear a colega de profissão, Jacqueline Laurence, morta nesta segunda-feira (17), aos 91 anos, após sofrer uma parada cardíaca.
'Francesa mais brasileira': famosos lamentam morte de Jacqueline Laurence
Diretora: Jacqueline Laurence teve atuação marcante também fora dos palcos
Em seu perfil no Instagram, Fernandona postou um vídeo em que diz:
"Jacqueline querida, saúdo a sua vocação, saúdo o seu humor, desafiador e inquietante, saúdo sua vida cênica, plenamente realizada".
Jacqueline Laurence estava internada no hospital Miguel Couto, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ela será velada nesta terça-feira (18), de 10h às 14h, no Teatro Tablado, no bairro do Jardim Botânico. O corpo da atriz será cremado na mesma data, em cerimônia restrita a amigos e familiares.
Laurence, de 91 anos, estava internada no Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, Zona Sul do Rio, e sofreu uma parada cardíaca por volta das 2h20 desta segunda-feira (17). As informações são do próprio hospital.
Homenagens dos famosos
“O Brasil perde Jacqueline Laurence, a francesa mais brasileira de nossas telas e palcos, principalmente de nossos corações. Sempre foi uma atriz inteligente, elegante, sagaz em seu humor, com total domínio de sua presença cênica. Uma diretora precisa, conhecedora do palco, da compreensão de textos clássicos e da dramaturgia universal, era uma cidadã do mundo que nos encantava com seu olhar único e cheio de arte. Descanse em paz, amada Jacqueline, siga brilhando pelo universo, receba nosso amor e gratidão”, escreveu Beth Goulart em uma homenagem à atriz no Instagram.
Ao publicar uma foto na qual aparece abraçada a Jacqueline, a atriz Leona Cavalli agradeceu pela contribuição dela à arte brasileira. “Querida Jacqueline Laurence, grande atriz, obrigada por sua contribuição à arte no Brasil; descanse em paz. Meus sentimentos aos familiares”, escreveu.
Os atores Antonio Calloni, Gloria Pires, Anderson Muller e Marcos Breda também lamentaram a perda. “Jacqueline Laurence partiu… E o resto é silêncio”, disse Breda.
Em sua homenagem à atriz, o diretor teatral Gerald Thomas lembrou a convivência de amizade de ambos: “Não te via há tanto tempo, Jacqueline. E a última vez foi junto com a Fernanda (Montenegro), pois você a dirigiu em “Oh que belos dias” (de Beckett). Você foi uma das pessoas mais divertidas e cultas que conheci. Trocávamos olhares cínicos e compactuávamos nas críticas quando falavam besteiras nos jantares a nossa volta. Mas, ao mesmo tempo, adorávamos isso (que falassem besteira a nossa volta). Vá em paz Jacqueline”.
O produtor e diretor teatral Eduardo Barata afirmou que Laurence era uma "referência para gerações teatrais": "Um olhar contemporâneo e universal para as artes. Atenta aos movimentos culturais, inteligente, com uma memória espetacular, Jacqueline compreendia, entendia e interpretava a dramaturgia como poucos. Uma mulher do e de teatro, uma cidadã dos palcos com um humor peculiar, sagaz e transformador."
Mais lidas
-
1DEFESA
Crise na Avibras: atrasos de salários e risco à tecnologia de defesa do Brasil
-
2DEMARCAÇÃO EM PALMEIRA
Advogado Adeilson Bezerra exige informações da Funai
-
3SEGURANÇA
Polícia Científica participa de curso nacional de integração pericial em investigações criminais
-
4AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
Justiça suspende eleição antecipada de Madson Monteiro para a Mesa Diretora da Câmara de Palmeira
-
5FUGA EM PRESÍDIO
Cinco presos escapam do Baldomero Cavalcanti usando corda de lençóis; um já foi capturado