Internacional
80 anos do Dia D: Veterano de guerra se casa aos 100 anos após celebrações na França
Harold Terens vai se casar com Jeanne Swerlin, de 96 anos, próximo às praias onde ocorreram os desembarques de 6 de junho
O veterano americano Harold Terens, de 100 anos, vai se casar com a sua noiva, Jeanne Swerlin, de 96 anos, neste sábado, na cidade francesa de Carentan-les-Marais, numa aldeia da Normandia, perto das praias onde se realizaram os desembarques de 6 de junho de 1944. A cerimônia ocorrerá poucos dias após ter sido homenageado no âmbito do aniversário de 80 anos do Dia D, celebrado a alguns quilômetros de distância.
80 anos do Dia D: Mulheres espiãs pavimentaram caminho da invasão aliada na Normandia
Dia D: Entenda os bastidores da maior operação de desembarque anfíbio e aerotransportado da História
— Ela ilumina minha vida, torna tudo lindo — disse Terens à AFP em entrevista no mês passado na Flórida. — Ela faz a vida valer a pena.
Na mesma entrevista, Swerlin disse que seu noivo era “um cara inacreditável”. O casamento ocorrerá às 11h (horário local) e, após a cerimônia, o veterano celebrará o casamento “com os seus familiares, em privacidade”, disse à AFP Sarah Pasquier, responsável pelos eventos da Câmara Municipal de Carentan-les-Marais relacionados com o aniversário do Dia D.
— Estamos muito honrados que o senhor Terens tenha escolhido casar aqui, em Carentan, onde em junho de 1944 teve lugar a união das tropas aliadas que desembarcaram nas praias de Utah e Omaha — disse à AFP o prefeito Jean-Pierre Lhonneur — Vamos oferecer champanhe, claro, mas também um presente para lhe agradecer o seu papel na libertação de FrançaDepois do encontro, “dependendo do seu cansaço ou não”, Terens, que vive com a sua companheira em Boca Raton, na Florida, poderá participar num desfile de veteranos, disse Pasquier.
Um baile também será realizado à noite como parte das comemorações do Dia D, disse a responsável pelos eventos da prefeitura, com os participantes "convidados a se vestirem com o tema dos anos 1940, e os soldados da base americana próxima serão bem-vindos".
Parquier acrescentou porém que Terens e Swerlin "podem estar demasiado cansados para se juntarem” a essas festividades, recordando a idade do veterano e da sua companheira.
Terens, que foi condecorado em 2019 com a mais alta distinção francesa, a Legião de Honra pelo presidente Emmanuel Macron, foi novamente homenageado na quinta-feira ao lado de vários outros veteranos durante as cerimônias do Dia D.
Após a guerra, Terens casou-se com sua primeira esposa, Thelma, com quem passou 70 anos e criou três filhos até sua morte em 2018. Quando ela morreu, ficou destroçado. Mas, em 2021, um amigo o apresentou a Swerlin, uma mulher carismática que também era viúva, e os dois são inseparáveis praticamente desde então.
— Sou provavelmente a pessoa mais sortuda do mundo — disse Terens à AFP. — Tenho tudo. Tenho cem anos e continuo vivendo.
Mais lidas
-
1GRAVE ACIDENTE
Fisioterapeuta morre e filhos sobrevivem após colisão frontal entre carro e caminhão, em Marechal Deodoro
-
2ESCÂNDALO NO CSE
Áudio de Ibson Melo escancara crise no CSE: acusações contra Carlos Guruba agitam bastidores do clube; ouça o áudio aqui
-
3NESTE SÁBADO
Três pessoas morrem carbonizadas após colisão entre carro e carreta na BR-423, em Inhapi
-
4SUSPEITO
Polícia tenta confirmar participação de vereador do MDB na morte de ‘Alan da Casal’
-
5UCRÂNIA
Zelensky admite conversas com Rússia, mas somente se Ucrânia estiver 'fortalecida' e não sozinha