Economia

PIB cresce 0,8% no primeiro trimestre, aponta o IBGE

Crescimento é em relação ao último trimestre de 2023. Alta dos investimentos, do consumo das famílias e um salto na agropecuária impulsionam a atividade econômica. Setor de serviços cresce com força

Agência O Globo - 04/06/2024
PIB cresce 0,8% no primeiro trimestre, aponta o IBGE

A economia brasileira voltou crescer no primeiro trimestre de 2024. O Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas do país) subiu 0,8% no período, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram divulgados nesta terça-feira.

A alta dos investimentos e do consumo das famílias puxaram a alta pelo lado da demanda. Pelo lado da oferta, o crescimento do setor de serviços - que responde por cerca de 70% do PIB — e o salto na agropecuária impulsionaram a atividade econômica nos três primeiros meses de 2023.

Estimativas apontavam para aumento de 0,7%, segundo mediana das projeções compiladas pela Bloomberg.

Na comparação do primeiro trimestre de 2024 com o mesmo trimestre do ano passado, houve alta de 2,5% no PIB, puxada também pelos Serviços e pelas atividades de Informação e Comunicação, Comércio e Outras Atividades de Serviços.

A combinação de queda dos juros, mercado de trabalho pujante, pagamentos de precatórios e reajuste de benefícios vinculados ao salário mínimo ajudou a impulsionar a renda e, consequentemente, o consumo das famílias.