Economia
Bolsas de NY fecham mistas, observando dados industriais e com Nvidia impulsionando Nasdaq

As bolsas de Nova York fecharam sem sinal único na sessão desta segunda-feira, 3, em um dia no qual setores específicos foram responsáveis por divergências nas movimentações. O Dow Jones foi especialmente pressionado pela queda ligadas à indústria e petroleiras, enquanto o Nasdaq mais uma vez foi alavancado por outro avanço relevante da Nvidia.
A leitura de dados econômicos norte-americanos foi observada, em semana que conta com publicação do payroll de maio nos Estados Unidos.
O índice Dow Jones caiu 0,30%, a 38.571,03 pontos; o S&P 500 avançou 0,11%, a 5.283,40 pontos; e o Nasdaq subiu 0,56%, a 16.828,67 pontos.
A possibilidade de uma redução de juros até setembro pelo Federal Reserve (Fed) até setembro ganhou algum fôlego, segundo medição do FedWatch do CME Group, após indicadores dos Estados Unidos, entre eles um índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês) abaixo do esperado por analistas.
Em relatório, a Pantheon analisa que a "recuperação do setor industrial terminou" antes mesmo de ganhar força.
Neste contexto, Caterpillar recuou 2,12%. Já a decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) do domingo pesou nas cotações do barril, que recuaram mais de 3%. Neste contexto, Chevron (-2,98%) e Exxon Mobil (-2,40%) tiveram algumas das quedas mais importantes da sessão, com o setor de energia recuando 2,6%, sendo aquele com maior baixa do dia em Nova York.
Por outro lado, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, anunciou no domingo planos para novos chips aceleradores de inteligência artificial (IA). As ações da empresa subiram 4,90%. Entre outros destaques, a Gamestop saltou 21,00%, diante de euforia renovada por ações memes.
Um problema técnico que havia paralisado algumas ações em Nova York foi solucionado ao longo da tarde, informou a New York Stock Exchange (NYSE) em comunicado. O papel da Berkshire Hathaway teve alta de 0,01%, depois de chegar a apresentar tombo de 99% por conta do erro.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2COFRE SEM TRANCA
Prefeitura de Palmeira dos Índios autoriza gasto de R$ 600 mil para apresentação de um único cantor no Festival de Inverno
-
3ATAQUES
Houthis dizem que bombardearão o porto de Haifa, em Israel, para impedir a entrada de navios
-
4ROUBO
Loja da Tim é arrombada no centro de Palmeira dos Índios nesta terça-feira
-
5FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC