Economia
Mais de 3 milhões de pessoas ainda não declararam Imposto de Renda

Termina nesta sexta-feira (31), às 23h59, o prazo para os contribuintes declararem o Imposto de Renda. Mais de 3 milhões de pessoas ainda não prestaram as contas com o Leão.


Com a possibilidade de o sistema ficar sobrecarregado com a quantidade de acessos, a orientação é não deixar para a última hora. Mas, segundo o Supervisor Nacional do Imposto de Renda da Receita, José Carlos da Fonseca, já é comum que muitos deixem para os 45 do segundo tempo.
Até a manhã desta sexta-feira (31), a Receita Federal havia recebido mais de 39 milhões de declarações: o equivalente a mais de 90% do total esperado pelo governo. 40% delas foram feitas por meio da declaração pré-preenchida, por meio da conta no portal Gov.BR.
José Carlos Fonseca, supervisor nacional do Imposto de Renda, explica que essa opção agiliza muito, mas é preciso confirmar os dados.
Entre os que já declararam, mais de 60% vão receber a restituição. E hoje também sai o pagamento do primeiro lote, com prioridade para os gaúchos que já declararam; idosos; pessoas com deficiência, entre outras prioridades.
Para os contribuintes do Rio Grande do Sul, o prazo foi estendido. Devido à calamidade que o povo gaúcho vem enfrentando, as declarações podem ser enviadas até 31 de agosto, para quem mora em algum dos 399 municípios citados no site da receita.
Quem não declarar até o fim do prazo fica sujeito a pagamento de multa, que pode chegar a 20% do imposto devido. A orientação da Receita é enviar dentro do prazo, mesmo sem a declaração finalizada. Depois, fazer uma retificadora com as informações completas.
Economia Prazo acaba hoje, às 23h59; dica é usar a pré-preenchida Brasília 31/05/2024 - 14:57 Nádia Faggiani/Sumaia Villela Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional Imposto de Renda IRPF sexta-feira, 31 Maio, 2024 - 14:57 161:00
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
3EM REGIME ABERTO
Justiça condena advogado e ex-comandante da PM por lavagem de dinheiro
-
4STF
Primeira Turma do STF tem maioria para condenar Débora Rodrigues
-
5TRIBUNAL DO JURI
Sogra e amigo de Saullo são condenados pelo assassinato de Roberta Dias