Internacional
Pelo menos oito mortos na Colômbia após confrontos entre dissidentes das FARC
Facções estão em guerra para controlar rotas de tráfico de drogas e áreas
Pelo menos oito guerrilheiros morreram em combates entre duas facções dissidentes das FARC, no departamento de Caquetá, no sul da Colômbia.
Rota do Solimões: drogas entram pela fronteira com Colômbia e Peru, e têm como destino final o Rio
Justiça da Colômbia acusa Álvaro Uribe de suborno e fraude, em primeiro julgamento criminal contra um ex-presidente no país
Os confrontos ocorreram nesse fim de semana, entre a estrutura Carolina Ramírez e os Comandos Fronteiriços, ambos formados por rebeldes que não aceitaram o acordo de paz das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).
A primeira é uma das frentes lideradas pelo pseudônimo “Iván Mordisco”, que abandonou recentemente as negociações com o governo do presidente Gustavo Petro.
Enquanto o segundo é um grupo que atua próximo à fronteira com o Equador pertencente à Segunda Marquetalia, fundada pelo ex-número dois das FARC Iván Márquez.
Até agora “haveria pelo menos 8 assassinados”, disse à AFP uma fonte das Forças Militares, que pediu anonimato.
Facções dissidentes estão em guerra em algumas regiões da Colômbia para controlar rotas de tráfico de drogas e áreas onde extorquem comerciantes e pecuaristas, principalmente.
Iván Mordisco é o insurgente mais poderoso dos dissidentes. No dia 16 de abril, o governo anunciou que o líder não fazia mais parte das negociações de paz. Estima-se que metade dos seus homens lhe viraram as costas e permaneceram à mesa.
Por sua vez, Iván Márquez reapareceu recentemente num vídeo após especulações sobre a sua alegada morte na Venezuela. A Segunda Marquetália, guerrilha que se formou ao trair o acordo de paz, está próxima do diálogo inicial com o Executivo.
Mais lidas
-
1GRAVE ACIDENTE
Fisioterapeuta morre e filhos sobrevivem após colisão frontal entre carro e caminhão, em Marechal Deodoro
-
2REVIRAVOLTA
Carlos Guruba se mostra insatisfeito com Prefeito-imperador e anuncia providências jurídicas: "Fomos traídos na disputa pelo CSE"
-
3MENTIRA OFICIAL
Prefeitura de Palmeira dos Índios omite pauta real de encontro com lideranças indígenas: o projeto do Parque Aquático em área demarcada
-
4PERDENDO O PODER
Declarações de Prefeito-imperador sobre CSE revelam receio de perder influência no clube com possível patrocínio de 'bet'; ouça o áudio
-
5GERAL
Pais de filhos de Deolane Bezerra prezam anonimato em meio à polêmica prisão da advogada