Internacional
Cinco mortos e um ferido em ataque armado no porto mexicano de Acapulco

Cinco pessoas morreram e uma ficou ferida nessa quinta-feira, num ataque armado no porto mexicano de Acapulco, três dias depois de terem sido encontrados 10 corpos em diferentes pontos daquela cidade, assolada pela violência ligada ao crime organizado.
A Promotoria do estado de Guerrero, onde fica Acapulco, disse em comunicado que estava investigando o ataque, no qual quatro homens e uma mulher morreram e outra pessoa ficou ferida.
O ataque ocorreu em uma mercearia localizada em um mercado de artesanato, próximo à Avenida Costera Miguel Alemán, principal via turística do porto.
“Agentes da Polícia Ministerial de Investigação e dos Serviços Periciais compareceram ao local”, disse a Promotoria.
Na última segunda-feira, 10 corpos foram encontrados em diferentes pontos do porto.
Acapulco, com costa no Pacífico, faz parte do estado de Guerrero, um dos mais convulsionados pela atividade dos cartéis do narcotráfico.
Guerrero acumulou 1.890 assassinatos em 2023 devido principalmente à violência de organizações criminosas.
De janeiro a abril deste ano, 9.776 pessoas foram assassinadas em todo o país, 539 delas em Guerrero, segundo dados oficiais.
A espiral de violência que envolve o México deixou mais de 450 mil assassinatos desde que o então presidente Felipe Calderón (2006-2012) lançou uma ofensiva militar contra os cartéis, no fim de 2006.
A insegurança é um dos eixos da campanha para as eleições presidenciais de 2 de junho, cuja intenção de voto é confortavelmente liderada pela dirigente de esquerda Claudia Sheinbaum, acima da candidata de oposição de centro-direita Xóchitl Gálvez e Jorge Álvarez Máynez (centro-esquerda), de acordo com pesquisas.
Mais lidas
-
1MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
2OBITUÁRIO
Morre influenciadora Katiussia Rocha aos 30 anos em Penedo
-
3JUSTIÇA
Influencer conhecido como "Segurança do Amor" deixa prisão e nega envolvimento com facção
-
4SAFADEZA
Buracos, filas na UPA e morte por falta de regulação: enquanto isso, Festival de Inverno já anuncia “atração surpresa”
-
5OBITUÁRIO
Morre em Maceió o bancário aposentado Helenilson Ribeiro Monteiro