Internacional

Milei diz que Pedro Sánchez é ‘motivo de chacota da Europa’ em assuntos diplomáticos

Em entrevista a um canal de TV, o presidente argentino ainda chamou o primeiro-ministro espanhol de “um incompetente, um mentiroso, um covarde”

Agência O Globo - 24/05/2024
Milei diz que Pedro Sánchez é ‘motivo de chacota da Europa’ em assuntos diplomáticos
Milei diz que Pedro Sánchez é ‘motivo de chacota da Europa’ em assuntos diplomáticos - Foto: Reprodução- agência Brasil

O presidente argentino, Javier Milei, afirmou que o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, é “motivo de chacota da Europa”, numa nova série de ataques na grave crise diplomática bilateral, desencadeada após o argentino chamar a mulher de Sánchez de “corrupta”.

Premier da Espanha acusa líder argentino de não estar 'à altura' de laços bilaterais após Milei chamar sua mulher de 'corrupta'

Espanha rebate acusação de Milei contra Pedro Sánchez em meio a troca de ofensas entre autoridades

“Hoje, ele (Sánchez) é motivo de chacota da Europa em questões diplomáticas”, lançou.

No domingo, durante uma reunião, em Madri, de líderes de extrema-direita organizada pelo partido espanhol Vox, Milei referiu-se à esposa de Sánchez, Begoña Gómez, como uma “mulher corrupta”, sem a identificar diretamente.

A Justiça espanhola abriu uma investigação preliminar contra Gómez no fim de abril, por suspeitas de tráfico de influência e corrupção, mas o Ministério Público solicitou o encerramento do caso pouco depois.

As declarações de Milei levaram a Espanha a exigir um pedido de desculpas e a chamar de volta sua embaixadora em Buenos Aires. A número três do Governo Sánchez, Yolanda Díaz, acusou o presidente argentino de semear "ódio" e o ministro dos Transportes, Oscar Puente, sugeriu que ele consumia drogas em seus discursos.

“Ele mandou os ministros dele me atacarem, nem teve coragem de fazer isso. Depois, com o revés que recebeu o ministro dos Transportes, ele covardemente mandou mulheres me atacarem, para tentar enquadrar isso em uma questão de misoginia", Milei continuou atacando, na entrevista à TV.

Cinema argentino levanta a voz contra os cortes de Milei: 'futuro sombrio'

Ajuste de Milei chega ao setor privado e ceifa 100 mil empregos desde a posse

O presidente argentino definiu mais uma vez Sánchez como “um incompetente, um mentiroso, um covarde”.

A dura troca de acusações em Madri e Buenos Aires tornou-se a pior crise diplomática do governo do líder argentino de extrema-direita, que já teve confrontos com os líderes da Colômbia, Venezuela e México.

Nos seus quase seis meses no cargo, Milei difamou quase todos os líderes de esquerda da região.