Internacional
Líderes da Coreia do Sul, China e Japão se reunirão para suas primeiras negociações trilaterais
Os líderes de Coreia do Sul, China e Japão se reunirão na próxima semana em Seul para as suas primeiras conversas trilaterais em mais de quatro anos para discutir como reavivar a sua cooperação, informou nesta quinta-feira (23) o gabinete presidencial da Coreia do Sul. Após a sua cúpula trilateral autônoma inaugural em 2008, os líderes dos três países deveriam realizar uma reunião desse tipo todos os anos. Mas a reunião foi suspensa desde a última, em dezembro de 2019, na China, devido à pandemia e aos laços muitas vezes complicados entre os vizinhos asiáticos.
A reunião trilateral entre o presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol, o primeiro-ministro chinês Li Qiang e o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida acontecerá em Seul na segunda-feira, 27. O presidente chinês, Xi Jinping, não estará presente.
A Coreia do Sul e o Japão são ambos aliados militares importantes dos EUA, acolhendo juntos um total de 80 mil soldados americanos nos seus territórios. O avanço do programa nuclear da Coreia do Norte e a crescente assertividade da China na região levaram a Coreia do Sul e o Japão a reforçar a sua parceria de segurança trilateral com os Estados Unidos. Isso irritou a China e a Coreia do Norte.
Observadores dizem que a reunião trilateral ocorre num momento em que as três nações asiáticas partilham a necessidade de melhorar os laços. Dizem que a Coreia do Sul e o Japão querem manter bons laços com a China, o seu maior parceiro comercial, enquanto Pequim também não quer ver um maior fortalecimento da cooperação de segurança Seul-Tóquio-Washington. Fonte: Associated Press.
Mais lidas
-
1REVIRAVOLTA
Carlos Guruba se mostra insatisfeito com Prefeito-imperador e anuncia providências jurídicas: "Fomos traídos na disputa pelo CSE"
-
2MENTIRA OFICIAL
Prefeitura de Palmeira dos Índios omite pauta real de encontro com lideranças indígenas: o projeto do Parque Aquático em área demarcada
-
3PERDENDO O PODER
Declarações de Prefeito-imperador sobre CSE revelam receio de perder influência no clube com possível patrocínio de 'bet'; ouça o áudio
-
4ANÁLISE
Analista: ameaça da Ucrânia de fazer bomba nuclear se Trump cortar ajuda é 'chantagem desesperada'
-
5GERAL
Pais de filhos de Deolane Bezerra prezam anonimato em meio à polêmica prisão da advogada