Geral
Escolas de Porto Alegre voltam a funcionar após enchentes

Vinte e seis escolas municipais de Porto Alegre voltaram a funcionar nesta segunda-feira (20). Nesta terça, são mais 17. Na semana, 50 vão retomar as atividades após 20 dias paradas por causa das enchentes na capital gaúcha.


As aulas voltam nas unidades que não foram afetadas pelas águas.
Notícias relacionadas:
- Cerca de 173 mil estudantes estão sem previsão de volta às aulas no RS.
- RS: 18 escolas públicas de Porto Alegre retomam aulas na segunda-feira.
- RS: prefeitura de Roca Sales estuda realocar cerca de 40% da população.
Na escola João Carlos D'Avila Paixão Cortês, na Vila Ipiranga, o Martim Alexandre foi uma das crianças que voltaram. A mãe dele, Amanda Mendonça, disse que ele é autista e sentiu falta da rotina.
"A agitação. A agitação de ficar sem dar a rotina da escola, de vir para a escola, ter esse tempo junto com os coleguinhas, com o professor. Ele perdeu bastante coisa de convívio. Mas acho que agora já vai retomar e vai dar tudo certo".
A diretora da escola, Luciene Brandão, explicou que este é o momento de acolher as crianças.
"De deixar que eles tragam a sua experiência, mas da forma deles, de uma forma bem tranquila e acolhendo o que eles têm para dizer para nós, mas mostrando esse lado acolhedor, esse lado da brincadeira, esse lado que eles estão em lugar seguro".
O secretário de educação de Porto Alegre, José Paulo da Rosa, disse que os alunos que não voltaram nesta semana estão sendo mapeados para serem realocados para outras instituições de ensino. Isso porque têm escolas bastante danificadas e em bairros que ficaram alagados. A recuperação dessas unidades deve custar R$ 30 milhões.
"Cerca de 30 escolas em torno disso que foram diretamente afetadas pela enchente. Isso representa cerca de 6 mil estudantes, mais ou menos, diretamente afetados pela enchente nas escolas. Mas tem outras escolas que têm problemas com seus servidores. Então a gente está falando em cerca de 50% hoje, cerca de 40 mil estudantes que estão diretamente com mais dificuldade de retomar as atividades".
Além das escolas da rede municipal, outras cem de educação infantil, conveniadas com a prefeitura também voltaram hoje.
Educação Porto Alegre Cerca de 173 mil estudantes estão sem previsão de volta às aulas no RS RS: 18 escolas públicas de Porto Alegre retomam aulas na segunda-feira RS: prefeitura de Roca Sales estuda realocar cerca de 40% da população 20/05/2024 - 20:08 Roberta Lopes / Liliane Farias Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional escolas Rio Grande do Sul segunda-feira, 20 Maio, 2024 - 20:08 122:00
Mais lidas
-
1MÚSICA
Vocalista da Banda Mala 100 Alça é atingido por lata durante show em MT, mas passa bem e perdoa agressor
-
2MEIO AMBIENTE
Plano de Capacitação do IMA é apresentado aos servidores do órgão A iniciativa foca no desenvolvimento pessoal e na integração das equipes
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4MANIFESTAÇÃO
Bolsonaristas voltam à Avenida Paulista em ato contra Moraes e em apoio a Bolsonaro (VÍDEO)
-
5NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal