Internacional

Correio francês lança selo com 'aroma de padaria' das tradicionais baguetes

Definida com "joia da cultura", baguete é celebrada em microcápsulas adicionadas aos selos

Agência O Globo - 18/05/2024
Correio francês lança selo com 'aroma de padaria' das tradicionais baguetes

Os correios da França lançaram um selo postal em homenagem à baguete, uma variedade de pão francês que tem por característica sua forma alongada e casca crocante. Os selos temáticos e aromatizados representam um desenho da baguete decorada com uma fita vermelha, branca e azul, cores da bandeira nacional.

Até na França: Animais estariam sendo mantidos em condições inadequadas em zoológicos europeus, denuncia fundação britânica

Entenda: Mais de 250 integrantes de 'rede satânica' são presos no Irã

O item começou a ser vendido na sexta-feira, por € 1,96 cada (cerca de R$ 10,87), e tem uma tiragem de 594.000 exemplares. Muito popular no país, a baguete francesa recebeu a classificação de patrimônio da Unesco em 2022, e uma vez foi descrita pelo presidente Emmanuel Macron como “250 gramas de magia e perfeição”.

“A baguete, o pão do nosso cotidiano, o símbolo da nossa gastronomia, a joia da nossa cultura”, define em seu site a empresa de serviços postais La Poste.

Segundo a loja parisiense Le Carre d'encre, responsável por comercializar o selo, ele tem “cheiro de padaria”. O que explica o componente "mágico" é uma tinta utilizada nos produtos, que contem microcápsulas com a fragrância.

— Este perfume é encapsulado. Compramos de outro fabricante — disse o impressor da Philaposte, Damien Lavaud, à cadeia de rádios francesa France Bleu — E a dificuldade para nós é aplicar essa tinta sem quebrar as cápsulas, para que o cheiro possa ser liberado pelo cliente esfregando no carimbo.

O lançamento, na última quinta-feira, foi intencional e diz muito sobre as tradições francesas com o alimento à base de trigo. É o dia em que se comemora Saint-Honoré, padroeiro dos padeiros e pasteleiros por lá.