Economia
Taxas futuras de juros registram alta com investidor atento a dados dos EUA

As taxas de juros negociadas no mercado futuro iniciaram o dia em queda, mas passaram a oscilar próximas da estabilidade, com leve alta na ponta longa. A ligeira inclinação está alinhada à alta dos juros intermediários dos Treasuries, que devolvem parte da forte queda de ontem. No mercado norte-americano, um dos destaques do dia foi a divulgação da produção industrial, que ficou estável em abril ante março, abaixo da expectativa de analistas, que previam alta de 0,2%. Já a taxa de utilização da capacidade instalada caiu para 78,4% em abril.
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Richmond, Tom Barkin, disse acreditar que o nível das taxas de juros já estão restritivos nos EUA, e que a questão agora é por quanto tempo deverão mantê-las inalteradas. Na sua análise, a transmissão da política monetária está acontecendo e a inflação está caminhando em direção à meta de 2% ao ano - mas levará mais tempo para chegar lá do que inicialmente se pensava.
"Acredito que estamos em um bom caminho" no progresso desinflacionário, falou Barkin em entrevista ao vivo à CNBC há pouco.
No cenário doméstico, destaque para o Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10), que subiu 1,08% em maio, após a queda de 0,33% em abril, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado ficou no teto do intervalo das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam uma alta entre 0,49% e 1,08%, com mediana positiva de 0,86%.
Às 11h53, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento em janeiro de 2025 tinha taxa de 10,340%, ante 10,349% do ajuste de ontem.
O DI para janeiro de 2027 projetava 10,89%, ante 10,87% do ajuste anterior. A taxa do DI para janeiro de 2029 estava em 11,38%, de 11,34%.
Mais lidas
-
1GEOLOGIA
Pesquisadores revelam que meteorito que atingiu a Escócia caiu há menos tempo do que pensávamos
-
2SAÚDE EM COLAPSO
Interior de Alagoas denuncia desassistência, descredenciamentos e omissão da operadora UNIMED
-
3ALAGOAS CONTRA FAKE
Alerta de fake news: É falsa a informação de mudança no calendário de pagamento dos servidores públicos estaduais
-
4Crônica
E o imperador foi embora
-
5A POLÍTICA COMO ELA É
Com Arthur Lira como um dos grandes articuladores, nasce a Federação União Progressista: maior força partidária do Brasil mira 2026