Geral

Meryl Streep recebe Palma de Ouro honorária das mãos de Juliette Binoche no Festival de Cannes

Tradicional festival de cinema francês começou nesta terça-feira (14); filme brasileiro integra a competição

Agência O Globo - 14/05/2024
Meryl Streep recebe Palma de Ouro honorária das mãos de Juliette Binoche no Festival de Cannes

Uma das grandes divas do cinema mundial, recordista em indicações ao Oscar, Meryl Streep foi a principal estrela no tapete vermelho do Palácio dos Festivais de Cannes nesta terça-feira (14). A atriz de "As pontes de Madison" e "O diabo veste Prada" subiu ao palco do tradicional evento para receber uma Palma de Ouro honorária das mãos de Juliette Binoche.

Cinema nacional rouba a cena em Cannes: 'Temos uma capacidade de cicatrização muito boa', diz Karim Aïnouz

Festival de Cannes: evento abre sua 77ª edição apostando no prestígio de nomes como Coppola, Cronenberg e Yorgos Lanthimos

Emocionada, Binoche destacou a importância de Streep para atrizes em todo mundo, especialmente para mudar a percepção que a indústria tinha da atrizes quando envelheciam. Além da fala da atriz francesa, que tratou a americana como um "tesouro internacional", o Festival de Cannes exibiu um vídeo com imagens de vários trabalhos de Streep ao longo dos anos.

— Ver esses trabalhos é como olhar pela janela de um trem em alta velocidade, da juventude e da maturidade até onde estou agora. Há 35 anos, quando estive aqui pela primeira vez, já era mãe de três, ia completar 40 anos e achava que minha carreira estava no fim — lembrou Streep.

Em sua fala, a homenageada aproveitou para agradecer a Greta Gerwig, presidente do júri do Festival de Cannes 2024, por oportunidades como a que teve no filme "Adoráveis mulheres".

Aos 74 anos, Streep construiu uma filmografia de clássicos modernos ao longo de seis décadas, de dramas como "O franco atirador" e "As horas", até sucessos mais familiares como o musical "Mamma Mia!".

A atriz recebeu o Oscar em três oportunidades, pelos trabalhos em "Kramer vs. Kramer", "A escolha de Sofia" e "A dama de ferro".