Geral
Polícia Federal é acionada para intermediar problema de alagoanos escravizados no ES

O Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, Cícero Filho, classificou como ‘triste e lamentável’ o fato de que trabalhadores alagoanos de Penedo estarem sendo submetidos a trabalho em condições análogas à escravidão, em uma fazenda de café no município de Brejetuba, no Espírito Santo.
Uma mulher, que trabalha como cozinheira na fazenda, gravou um vídeo denunciando que 11 trabalhadores, todos de Penedo, estão submetidos à condições de trabalho escravo, sendo ameaçados pelo empregador e com uma dívida imposta no valor 11 mil reais, que eles deverão pagar, a título de despesas com alimentação. Ela pede socorro e apela para que o grupo seja resgatado.
Cícero Filho disse que o fato é inaceitável e que assim que soube do ocorrido, entrou em contato com a superintendência da Polícia Federal em Alagoas e com os superintendentes regionais dos trabalhos dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo e com outros órgãos que podem assistir esses trabalhadores.
"Quanto ao resgate é competência do grupo móvel do Ministério do Trabalho nacional, especializado em combater esse tipo de crime, sob o comando do Ministério do Trabalho, mas com apoio de outros órgãos como o Ministério Público do Trabalho, PF e também a superintendência regional do Espírito Santo. Estamos atentos, acompanhando passo a passo o caso, para dar todo o apoio a esses trabalhadores e seus familiares", declarou o superintendente.
Prefeitura de Penedo denuncia
A Prefeitura de Penedo informou que tomou conhecimento do caso no dia 13, esta segunda-feira, e denunciou ao Ministério Público do Trabalho de Alagoas (MPT/AL).
Eis o texto da nota encaminhada:"De imediato, a Prefeitura de Penedo formalizou denúncia ao Ministério Público do Trabalho, para adotar todas as medidas cabíveis visando à localização e ao amparo dos envolvidos. A Secretaria Municipal de Assistência Social de Penedo está monitorando o desenvolvimento do caso com máxima atenção e já se colocou à disposição para facilitar o retorno seguro desses cidadãos a seu município de origem", informou.
Mais lidas
-
1SAÚDE EM COLAPSO
Interior de Alagoas denuncia desassistência, descredenciamentos e omissão da operadora UNIMED
-
2NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
3A POLÍTICA COMO ELA É
Após a posse de Júlio Cezar no Governo do Estado, a pergunta é: quem herdará o comando da Secretaria de Governo de Palmeira dos Índios — e receberá as ordens por WhatsApp?
-
4SÉRIE B
Globo terá que pagar R$ 30 mil a ex-goleiro do CSA após reprisar “frango”
-
5Crônica
E o imperador foi embora