Geral
Bomba de proteínas: a semente que aumenta a massa muscular
O feno-grego é um alimento básico da culinária asiática e indiana, onde é usado como condimento por seu aroma, cor e textura exclusivos; suas propriedades medicinais são encontradas na semente e também pode ser consumido como suplemento.

O feno-grego é uma joia nutricional pouco discutida. Uma erva que é fonte de proteínas, vitaminas e minerais e que, aos poucos, está ganhando espaço nas cozinhas de todo o mundo graças aos vários benefícios que proporciona à saúde. De natureza versátil, é mais uma opção para adicionar à dieta diária, aromatizando pratos e complementando, por exemplo, o consumo de sementes de chia ou de linhaça.
O feno-grego é uma erva que há muito tempo é usada na medicina alternativa, especialmente para tratar o diabetes. Também há relatos de que os egípcios o utilizavam em processos de embalsamamento e para combater as rugas da pele.
Hoje, com o aumento da alimentação saudável e a preocupação das pessoas com seus cuidados pessoais, esse alimento tomou um novo rumo e agora é uma marca registrada da culinária asiática e indiana, de acordo com o portal especializado em saúde Healthline.
O feno-grego pertence a uma espécie de planta conhecida como Trigonella foenum-graecum, que “faz parte da família Fabaceae, como todas as leguminosas”, diz Silvina Tasat, graduada em nutrição. Ela floresce na primavera e não mede mais do que 50 centímetros. As folhas e as sementes encontradas nas vagens podem ser usadas dessa planta.
— [Estas últimas] podem ser assadas para realçar seu sabor, moídas ou mesmo consumidas secas ou inteiras misturadas em saladas, risotos, ensopados, sopas ou curries e até mesmo misturadas em bebidas — acrescenta a nutricionista.
No entanto, ele deve ser deixado de molho durante a noite para ativar suas propriedades. O feno-grego também pode ser consumido na forma de suplemento, “mas sempre consulte um profissional médico antes, que indicará como usá-lo e a quantidade exata”, alerta Tasat.
Quais são os principais benefícios do feno-grego?
O feno-grego é um alimento integral com um perfil nutricional. — As sementes são uma fonte de carboidratos complexos, proteínas, gorduras e fibras — diz Tasat. O site Healthline informa que uma colher de sopa desse alimento — o equivalente a 11 gramas — contém 35 calorias.
Seus benefícios incluem:
Evita picos de açúcar no sangue
O feno-grego ajuda a evitar picos de glicose no sangue porque a fibra presente nesse alimento controla o nível de glicose no sangue porque “tende a absorver o açúcar que circula no organismo”, diz Ramiro Heredia, médico especializado em medicina interna do Hospital de Clínicas José de San Martín.
Graças a essa qualidade, o consumo dessa semente é recomendado para pessoas com diabetes e até mesmo para aquelas que podem estar propensas a desenvolver essa doença.
E os dados confirmam isso. Um estudo publicado pelo National Institutes of Health descobriu que as pessoas com diabetes tipo 2 que consomem feno-grego podem realmente reduzir seus níveis de açúcar no sangue e o índice de massa corporal. A análise foi realizada em um grupo de 62 pessoas — metade homens e metade mulheres — que tomaram cinco gramas de pó de feno-grego duas vezes por dia durante dois meses.
Melhora a qualidade do leite materno
Uma pesquisa publicada pelo National Institutes of Health em um grupo de 78 mães recentes demonstrou que o consumo de chá de ervas com sementes de feno-grego não só aumentou e melhorou a produção de leite materno, como também melhorou o crescimento dos bebês em termos de peso, altura e circunferência da cabeça.
Durante o estudo de quatro semanas, o grupo de participantes foi dividido aleatoriamente em dois grupos: um grupo bebeu um chá de ervas contendo 7,5 gramas de sementes de feno-grego em pó e três gramas de chá preto três vezes ao dia; o outro grupo consumiu a mesma bebida, mas sem feno-grego.
Aumenta a massa muscular
Um dos macronutrientes mais proeminentes no feno-grego é a proteína de origem vegetal: uma colher de sopa do alimento, segundo a Healthline, tem cerca de três gramas desse nutriente, que faz parte das membranas e tecidos celulares, necessário para a contração muscular adequada e para promover a saúde do músculo esquelético.
Os especialistas em nutrição recomendam a incorporação de uma porção diária de proteína e explicam que a quantidade é equivalente ao peso corporal: uma pessoa saudável que pesa, por exemplo, 60 quilos deve consumir 60 gramas de proteína.
Essa semente também é rica em magnésio: uma colher de sopa de feno-grego fornece 5% da ingestão diária recomendada de magnésio. Esse mineral também tem a capacidade de promover a contração muscular e a regeneração do tecido muscular, especialmente após exercícios físicos intensos.
De acordo com o National Institutes of Health, um homem adulto saudável com mais de 18 anos de idade deve consumir entre 400 e 420 miligramas de magnésio por dia, enquanto uma mulher com as mesmas características precisa de 310 a 320 miligramas.
Estimula a digestão
Tasat diz que as sementes de feno-grego contêm mucilagem, um gel que atua como protetor gástrico e estimula a função do trânsito intestinal, reduz a inflamação das membranas mucosas digestivas e aumenta a saúde da microbiota. Por outro lado, o site de saúde Medical News Today acrescenta que esse alimento também pode suprimir a sensação de apetite e proporcionar saciedade.
Combate a anemia
Por ser fonte de ferro: uma colher de feno-grego cobre 21% da necessidade diária recomendada desse nutriente, segundo dados da Healthline, os especialistas comentam que esse é outro alimento que ajuda a evitar e até a tratar a anemia, a fraqueza corporal, a fadiga e o cansaço crônico.
Contraindicações
Tasat explica que o consumo de feno-grego deve ser na medida certa, já que se trata de um alimento-condimento. Sua sugestão é incorporá-lo em pequenas quantidades e dentro do contexto de uma dieta saudável e variada. A ingestão em excesso, adverte o Medical News Today, pode causar diarreia, tontura, distúrbios estomacais e dores de cabeça.
E embora seja um alimento natural e seu consumo equilibrado traga amplos benefícios à saúde, há alguns grupos populacionais que precisam restringir seu consumo. Entre eles, informa o Medical News Today, estão as mulheres grávidas, pois o feno-grego contém compostos que podem estimular as contrações ou causar malformações no bebê. Pessoas com alergias alimentares também são aconselhadas a evitar o consumo da semente.
Por fim, Tasat aconselha consultar um profissional da saúde antes de fazer qualquer alteração na dieta diária ou antes de querer incorporar qualquer novo alimento, para se certificar de que você está em boas condições de saúde e para descartar quaisquer efeitos colaterais que possam surgir.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2PRISÃO
Polícia Civil prende estelionatário que aplicou golpes em várias construtoras de Alagoas
-
3A POLÍTICA COMO ELA É
Após a posse de Júlio Cezar no Governo do Estado, a pergunta é: quem herdará o comando da Secretaria de Governo de Palmeira dos Índios — e receberá as ordens por WhatsApp?
-
4POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?
-
5JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro