Esportes
Árbitro ligado a áudio entregue por Textor fica em silêncio durante depoimento e CPI pedirá quebra de sigilo
Glauber do Amaral Cunha prestou depoimento em reunião secreta em CPI do Senado; partida ligada ao áudio foi da Terceira Divisão do Carioca

O ex-árbitro Glauber do Amaral Cunha se manteve em silêncio durante depoimento à CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas. Glauber é apontado como o responsável por gravar um áudio em que reclamava do não pagamento de propina após ter inventado um pênalti e faltas para influenciar no resultado de um jogo. O áudio foi entregue pelo dono da SAF do Botafogo, o americano John Textor.
O depoimento de Glauber aconteceu em reunião secreta. Apenas os senadores Jorge Kajuru, Romário, Carlos Portinho e Eduardo Girão estiveram presentes durante toda a sessão. Com o silêncio de Glauber, os senadores decidiram que irão pedir a quebra do sigilo financeiro de Glauber. O pedido ainda não foi votado, entretanto.
Em São Januário: CBF divulga áudio do VAR em pênalti não marcado para o Vasco contra o Vitória
Pela Série D: Treinador se demite no intervalo e Brasiliense vence na Série D sob comando do médico do clube
O áudio chegou ao poder da comissão por meio de John Textor, que teria dito que a gravação teria sido recebida de um membro da CBF. O americano não afirmou quem era o árbitro responsável pelo áudio. A reportagem do GLOBO apurou que se trata de um jogo da terceira divisão do Campeonato Carioca.
Na transcrição, Glauber reclama que tentou direcionar o jogo, mas não conseguiu que o placar fosse favorável.
"Eu apitei, pô. Apitei. Entendeu? Deixei de ganhar muito dinheiro também. Mas o que eu podia fazer, eu fiz. Não é fazer loucura, igual eu não fiz. O cavalo passou selado e eu montei nele. Aos 16 minutos eu dei um pênalti "pros" caras. Entendeu? Aquele pênalti 50%? Eu dei, pô. Os caras, porra, bateram o pênalti na trave. E depois eu fiquei dando tudo para os caras. O pênalti que eu dei foi de agarra agarra dentro da área. Depois ninguém se agarrou mais, não teve mais como. E a bola não quis entrar. Dei oito minutos de acréscimo no segundo tempo", disse o envolvido.
Quem é Glauber do Amaral Cunha?
Oriundo de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, Glauber é técnico de edificações. Registrado na Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), Glauber nunca apitou em competições da CBF. Estreou nas competições estaduais em 2018. Seu primeiro jogo foi uma partida do Campeonato Carioca feminino vencida pelo Vasco por 9 a 0, contra a Accel.
Entre os grandes do Rio, há registros de Glauber apitando apenas partidas de Vasco e Flamengo, mas nenhuma das equipes adultas masculinas. Em relação ao rubro-negro, o ex-árbitro apitou a vitória do time sub-20 por 6 a 1 contra o Boavista, em 2020, pelo Carioca da categoria, na Gávea.
Além dos trabalhos na arbitragem e como técnico de edificações, Glauber também comandou um projeto de futebol para crianças em uma igreja de São Gonçalo. Nas suas redes sociais, ele costumava compartilhar imagens de trabalho e também das ações religiosas, sejam elas esportivas ou em cultos.
Glauber deixou de apitar em 2023, quando não passou nos testes físicos e técnicos. Durante o tempo em que apitou, era visto como mediano. Nunca evoluiu na carreira. Na maioria das partidas, inclusive, atuou como quarto árbitro.
A gravação começou a circular no mundo do futebol carioca no fim de 2022 até chegar à Ferj. De acordo com a entidade, justamente por não haver confirmação da autoria da voz é que não foi possível registrar denúncia na polícia.
A entidade informa que, por outro lado, tomou medidas que visaram o fortalecimento da fiscalização e do combate à manipulação em seus campeonatos. Entre elas, a de impor aos árbitros o registro nas súmulas da marcação de penalidade máxima e a respectiva descrição do motivo pelo qual ela foi marcada. Além disso, a contratação de cinegrafistas para filmagem de todos os jogos de seus torneios.
Mais lidas
-
1EM REGIME ABERTO
Justiça condena advogado e ex-comandante da PM por lavagem de dinheiro
-
2JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
3JUSTIÇA
Alexandre de Moraes determina prisão de Fernando Collor
-
4CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
5FUTEBOL
César Sampaio aceita 'recomendação' de Neymar e treina o Santos com três volantes