Internacional
Istambul adota cães treinados para reduzir estresse de passageiros em aeroporto internacional
Animais despertam curiosidades, reações afetuosas e fazem até esquecer a correria de um dos terminais mais movimentados do mundo
Como parte de um programa para melhorar a experiência e reduzir o desgaste emocional dos passageiros no Aeroporto Internacional de Istambul, na Turquia, a zona de embarque internacional conta com cães que abanam os rabos em sinal de boas-vindas. Há dois meses, os pequenos Kuki, um lagotto romagnolo de pelagem marrom, de 6 anos, e Alita, um border collie preta e branca, de um ano e meio, batem ponto por lá em turnos alternados com outros três animais.
Vídeo: 'Dançarinos da morte' protagonizam enterros festivos e trocam dor pelo riso no Peru
No Reino Unido: população é convocada a dançar para que as minhocas saiam debaixo da terra
— Acabei de passar alguns dias em Istambul, andei muito e estou exausto. Mas ver esses cachorros aumentou minha endorfina e agora não estou nada cansado — disse o iraniano Ali Bahtiyari, que vivia o estresse da primeira viagem fora de seu país, ao ver os bichinhos.
Apenas no ano passado, mais de 76 milhões de pessoas circularam no terminal turco, que fica no lado europeu de Istambul. A ideia é tornar o local imenso e agitado mais acolhedor. Os cães de terapia ou assistência também são treinados para interagir com pessoas em hospitais, bibliotecas e escolas.
— Lançamos este projeto de terapia com cachorros para oferecer aos nossos clientes uma melhor experiência de viagem e reduzir o estresse que podem sentir devido ao voo — disse à AFP o veterinário Volkan Arslan, coordenador da iniciativa que conta com cinco cães.
Cuidado com os animais
Após um treinamento intenso e rigoroso, os animais ganham os corredores do aeroporto na "patrulha do bem". Mas as jornadas de trabalho são pensadas, antes, no bem-estar dos cães. Cada um deles trabalha cinco dias por semana, no máximo três horas por dia, mas os horários são ajustados às suas necessidades.
— Alita tem muita energia e adora passar tempo com os viajantes, então podemos estender seus horários. No entanto, Kuki precisa descansar, então aliviamos seu horário — pontua Arslan.
Segundo o adestrador de Kuki, Ismail Seyhan, os horários também respeitam a saúde e o psicológico dos cães. Uma das recomendações, que vale como regra, é que os peludos de quatro patas nunca trabalhem dois dias seguidos.
A presença dos animais já tem feito diferença na dinâmica do aeroporto, a exemplo disso eles fazem com que muitos mudem a rota, apenas para um gesto de carinho.
— É a primeira vez que vejo algo assim. Ouvi falar de cafeterias de gatos, mas nunca algo assim em um aeroporto — conta a parisiense Fátima Bouzerda, brincando com um dos cachorros — É tão adorável, realmente relaxante.
O terminal de voos da Turquia afirma que todas as reações foram positivas, até aqui. Nos Estados Unidos, dezenas de aeroportos contam com os chamados cães de terapia, que surgiram após os ataques de 11 de setembro de 2001 para relaxar os passageiros angustiados com as viagens.
— O que mais gosto é ver como as crianças e as famílias, inicialmente relutantes em se aproximar dos cães, começam a brincar com eles em questão de segundos — disse Abdulkadir Demirtas, gestor de atendimento ao cliente do Aeroporto de Istambul — Ficamos muito felizes, é o resultado que esperávamos.
Mais lidas
-
1MAIS DE 7 MIL HECTARES
Demarcação em Palmeira dos Índios entra em fase decisiva e promessa é que saia até dezembro
-
2GUERRA NOS BASTIDORES
Câmara de Palmeira dos Índios interrompe sessão por falta de quórum em meio à pressão pela eleição da Mesa Diretora; votação da LDO é o ponto chave da batalha entre vereadores e prefeito-imperador
-
3UM MUSEU DE NOVIDADES
Primeiro escalado para time de Luísa Julia será um vereador eleito para abrir vaga para suplente Dindor
-
4HIPISMO
Amadora no hipismo, Shanna Garcia sonha com parceria para ser amazona de elite
-
5CÂMARA
Veja a lista dos deputados que assinaram até o momento a PEC pelo fim da escala 6x1