Geral

Livraria Taverna, de Porto Alegre, é afetada pelas inundações: 'Prejuízo incalculável', diz sócio

Loja ocupa um espaço no térreo da Casa de Cultura Mário Quintana, no Centro Histórico da capital gaúcha

Agência O Globo - 07/05/2024
Livraria Taverna, de Porto Alegre, é afetada pelas inundações: 'Prejuízo incalculável', diz sócio

As enchentes em Porto Alegre atingiram uma das mais tradicionais livrarias da capital gaúcha. Com a elevação histórica do Rio Guaíba, a água tomou conta do Centro Histórico e invadiu o interior da Taverna, que ocupa desde 2020 um espaço no térreo da instituição cultural Casa de Cultura Mário Quintana. Seu acervo e seu imobiliário foram afetados, mas o prejuízo ainda não pode ser estimado, de acordo com os donos.

- É um prejuízo enorme e ainda incalculável, a loja está totalmente inundada - diz o livreiro Ederson Lopes, um dos sócios da Taverna. - A gente torcia para que a água não chegasse ao nível que chegou. Mas ao entrar ontem vimos que ela chegou e num nível devastador.

Nesta terça-feira (7), a Taverna publicou em suas redes sociais um vídeo mostrando o estado da loja após as inundações. A água subia ao nível do joelho, danificando as estantes em MDF. Foi possível isolar os livros, mas parte do acervo já demonstra desgaste, segundo Lopes. Muitos títulos estão úmidos e com o papel envergado.

- A gente passou boa parte dos livros para o mezanino e erguemos a um metro nas estantes - conta Lopes. -

Os donos pedem ajuda de doações pela chave PIX [email protected].

"Já estamos há muitos dias sem poder trabalhar e o prognóstico é de que pelo menos nos próximos 15 dias ainda não seja possível retomar", diz o post. "Neste momento, a nossa prioridade máxima é pagar a folha de funcionárias. Assim como nós, parte das nossas colaboradoras também foram atingidas pela enchente, estão sem luz, sem água e precisam receber o pagamento do salário".