Alagoas

Projeto Dossiê Fotografia Alagoana celebra a sensibilidade visual de profissionais do Estado

07/05/2024
Projeto Dossiê Fotografia Alagoana celebra a sensibilidade visual de profissionais do Estado

Ryan Charles /Ascom Secult com Nicollas Serafim / Projeto Dossiê Alagoas

O Dossiê Fotografia Alagoana, idealizado pelo Blog Aqui Acolá, retorna em grande estilo destacando as trajetórias das fotógrafas Jaque Lima e Lícia Moreira. Com incentivo da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult), a nova temporada do projeto é apresentada, pela primeira vez, no formato digital.



Desde sua concepção, há mais de 5 anos, o Dossiê tem sido um defensor do cenário fotográfico em Alagoas, valorizando a pluralidade de profissionais e temas. Com matérias que exploram desde a história até os hábitos e tradições locais, o projeto celebra a existência e resistência cultural.



A equipe por trás do Dossiê Fotografia Alagoana, composta pelos jornalistas Iranei Barreto e Nicollas Serafim, juntamente com o publicitário Joenne Mesquita, tem como missão destacar e honrar o trabalho dos profissionais da área. “Acredito que nossa maior contribuição é tratar com o mesmo respeito e atenção todos os profissionais, sem fazer distinção. Para além disso, é um documento que mostra a trajetória da fotografia em território alagoano”, disse a jornalista Iranei Barreto.



A jornalista também destaca o impacto positivo do apoio da lei, que permitiu a retomada das atividades, principalmente após a pandemia de Covid-19. “E o mais importante, desta vez, vamos poder ir além de publicar o e-book da temporada. Teremos o primeiro livro físico do projeto. Esse é um passo significativo para a trajetória do Dossiê Fotografia Alagoana, além de trazer reconhecimento para o nosso trabalho”, disse ela.



A edição com as fotógrafas Jaque Lima e Licia Moreira já pode ser conferida através do Blog Aqui Acolá. Para acessar basta clicar aqui. O projeto é realizado com recurso da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secult.