Geral

Chuvas RS: como agir se você tiver contato direto com a água da enchente? Veja passo a passo do Ministério da Saúde

Recomendações da pasta também visam evitar a transmissão de doenças e orientar sobre o consumo de água potável

Agência O Globo - 07/05/2024
Chuvas RS: como agir se você tiver contato direto com a água da enchente? Veja passo a passo do Ministério da Saúde
Como agir se você tiver contato direto com a água da enchente? Veja passo a passo do Ministério da Saúde - Foto: Reprodução/internet

O Rio Grande do Sul tem sido atingido por fortes chuvas os últimos 10 dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o estado continuará a ser atingido por precipitações, o que pode contribuir para novas enchentes. Desta forma, confira recomendações do Ministério da Saúde de como agir durante inundações.

O que fazer em caso de contato direto com a água suja?

De acordo com a cartilha feita pela pasta, o ideal é não ter contato algum com a água provinda da enchente. Contudo, caso isso aconteça, seja pela invasão da água, limpeza do local ou resgate de pessoas, é recomendado o uso de luvas e botas de borracha e, caso não os tenha, podem ser utilizados como substitutos dois sacos plásticos.

A cartilha ressalta que é essencial lavar as mãos e pés após qualquer contato com a enchente o mais rápido quanto for possível. Além disso, não se deve passar os dedos, que contenham qualquer resquício desta, nos olhos ou em outras regiões do corpo pelo alto risco de transmissão de doenças.

"Evite o contato com manchas de óleo na superfície da água da inundação, pois podem conter produtos químicos perigosos à sua saúde", preconiza o documento.

Qual água é segura de beber?

No quesito água, a orientação é manter o consumo da que vem através do abastecimento ou comprar galões de água potável, vendidos em supermercados e lojas. Caso a família tenha um poço artesiano ou cisterna, estes devem ficar protegidos, longe do esgoto, do lixo e também longe de animais, ou a água poderá ser contaminada.

Ainda, em situações extremas, é possível fazer uma higienização do líquido para disponível, conforme orienta o Ministério:

"Na ausência de água da rede de abastecimento local, filtre (com filtros acessíveis, como o de café) e desinfete a água disponível com solução de hipoclorito de sódio, na medida de duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% por litro de água e só a consuma após 30 minutos. Outro procedimento é filtrar e ferver a água por 5 minutos".

Principais doenças transmitidas pela água contaminada

Algumas das doenças mais comuns de serem transmitidas por águas contaminadas em inundações são:

Cólera;

Febre tifoide;

Hepatite A;

Leptospirose;

Giardíase;

Amebíase;

Gastroenterites diarreicas

Esquistossomose.

Todas podem ser evitadas a partir dos cuidados de não ter contato com a água suja trazida pela enchente ou higiene rápida depois de um contato inevitável.