Economia

INSS: novo teto de juros do crédito consignado entra e vigor hoje

Atualmente, há 63.746.598 contratos de consignado ativos no INSS, considerando todas as modalidades

Agência O Globo - 06/05/2024
INSS: novo teto de juros do crédito consignado entra e vigor hoje
INSS - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O novo teto de juros do crédito consignado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social — fixada em 1,68% ao mês para transações tradicionais com desconto em folha — entra em vigor nesta segunda-feira (dia 6). De acordo com a Resolução CNPS/MPS 1.363, para operações feitas por meio de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, a taxa mensal passa a ser de 2,49%.

Segundo o Ministério da Previdência Social (MPS), esta é a sétima redução da taxa máxima cobrada de aposentados e pensionistas desde janeiro de 2023, início do governo Lula. O corte foi aprovado na última reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), em 24 de abril, na esteira da redução da Selic — a taxa básica de juros da economia — promovida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC).

Consulta

Os beneficiários do INSS já podem consultar as taxas cobradas por cada instituição financeira no site ou no portal Meu INSS, sem precisar de login e senha. Basta selecionar a opção "Taxas de empréstimo consignado" na parte de baixo da tela. Uma aba com a relação dos bancos e os respectivos juros de empréstimo consignado será exibida.

"Ao lado estão relacionadas as taxas para as modalidades de cartão de crédito consignado (RMC) e para utilização do cartão consignado de benefício (RCC), mas elas só aparecem quando a instituição oferece esse tipo de crédito", informa a pasta.

Atualmente, há 63.746.598 contratos de consignado ativos, considerando todas as modalidades.