Internacional
Cidade japonesa bloqueará vista do Monte Fuji para evitar turistas 'problemáticos'
Com 2,5 metros de altura e 20 metros de comprimento, barreira começará a ser construída na próxima semana; autoridades reclamam de visitantes que 'não respeitam as regras'
Uma enorme barreira para bloquear a vista do Monte Fuji, no Japão, será instalada numa área popular para fotografias, informou um funcionário da administração da cidade de Fujikawaguchiko nesta sexta-feira. A decisão foi tomada após reclamações dos moradores a respeito do comportamento de turistas estrangeiros. Com 2,5 metros de altura e 20 metros de comprimento, a construção começará na próxima semana.
Queda da natalidade: População japonesa diminui quase 100 pessoas por hora apesar dos esforços governamentais
'Mestre em cortar dedos': A história de Nishimura Mako, única mulher que conseguiu entrar para a Yakuza
— É lamentável que tenhamos que fazer isto por causa de alguns turistas que não conseguem respeitar as regras — disse o funcionário. — [Essas pessoas] deixam lixo no local ou ignoram as regras de trânsito.
O turismo no Japão aumentou desde o fim das restrições da pandemia da Covid-19 e registrou números recorde: em março, foram três milhões de visitantes. A cidade de Fujikawaguchiko tem muitos pontos para fotografar o emblemático Monte Fuji, a maior montanha do país. A vista é particularmente conhecida porque a silhueta da montanha aparece acima de uma loja de conveniência Lawson, onipresente na região.
Segundo o funcionário, que não quis ser identificado, a sobreposição visual espalhou uma “fama nas redes sociais de que este local é muito japonês, o que o tornou muito popular para fotos”. Turistas, em sua maioria estrangeiros, lotam a calçada estreita diante da loja e muitas vezes ignoram os alertas dos guardas de trânsito. Eles também estacionam sem permissão em uma clínica odontológica ao lado e sobem no telhado do edifício para obter a “fotografia perfeita”.
O fluxo excessivo de visitantes e seu comportamento já motivaram outras medidas de contenção no país. No próprio Monte Fuji, as autoridades passarão a cobrar uma taxa de acesso e estabelecerão um limite de visitantes na principal rota de escalada do vulcão nos próximos meses. Em Kyoto, o governo proibiu a presença de turistas nas ruas do bairro das gueixas após casos de assédio contra as mulheres.
Patrimônio mundial
Em 2013, o Monte Fuji, ícone mais emblemático do país, foi reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. A montanha de 3.776 metros de altura tem um profundo significado cultural e religioso no Japão: seu ponto mais alto é reverenciado como uma divindade. O órgão das Nações Unidas pontuou, à época, que o pico da montanha, com sua forma de cone, “inspirou artistas e poetas e tem sido local de peregrinação há séculos”.
Mais lidas
-
1NA JUSTIÇA
Com apenas 23 dias de gestão, novo prefeito de Estrela de Alagoas já enfrenta denúncia no Ministério Público
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte anuncia novas nomeações para cargos na administração municipal; veja os nomes
-
3TAPANDO BURACO
Prefeita Luisa Duarte designa secretários interinos para Meio Ambiente e Defesa Civil em Palmeira dos Índios
-
4CHOVIA NO MOMENTO DO ACIDENTE
Alagoanos estão entre os mais de 50 feridos em acidente de ônibus em Minas Gerais
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tensão continua: Câmara resiste contra prefeita Luísa após ameaça de exposição e pede mais prestação de contas