Economia
Prévia da inflação de abril recua para 0,21% em abril, diz IBGE

A prévia da inflação de abril ficou em 0,21%, abaixo da taxa de março, quando alcançou 0,36%. É o que aponta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA-15, divulgado nesta sexta-feira (26) pelo IBGE.


Nos últimos 12 meses, a variação do índice chega a 3,77%, também abaixo dos 4,14% observados em igual período imediatamente anteriores.
Em abril de 2023, o IPCA-15 ficou em 0,57%.
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo Instituto, apenas Transportes registrou queda em abril, de 0,49%. O maior impacto foi nos preços de Alimentação e bebidas, com alta de 0,61%.
O grupo saúde e cuidados pessoais teve variação de 0,10 ponto percentual e alta de 0,78%. A maior contribuição nesse aumento veio dos produtos farmacêuticos, depois do reajuste nos preços dos medicamentos, a partir do fim de março. Além disso, o item plano de saúde segue incorporando as frações mensais das correções dos contratos para o ciclo de 2023 a 2024.
No grupo Transportes, a queda refletiu a redução dos valores de passagem aérea, gás veicular, óleo diesel e gasolina.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários-mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia.
Economia Brasília 26/04/2024 - 11:35 Vitoria Elizabeth - Marizete Cardoso Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional IBGE Inflação sexta-feira, 26 Abril, 2024 - 11:35 1:58
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2PRISÃO
Polícia Civil prende estelionatário que aplicou golpes em várias construtoras de Alagoas
-
3A POLÍTICA COMO ELA É
Após a posse de Júlio Cezar no Governo do Estado, a pergunta é: quem herdará o comando da Secretaria de Governo de Palmeira dos Índios — e receberá as ordens por WhatsApp?
-
4POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?
-
5JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro