Internacional
Investigadores do MP são sequestrados na Colômbia
Funcionários foram sequestrados com uma acompanhante ontem, na zona rural do município de Santander de Quilichao, departamento de Cauca
Dois investigadores do Ministério Público da Colômbia foram sequestrados no sudoeste do país pelo Estado-Maior Central (EMC), maior facção das dissidências das Farc que rejeitaram o acordo de paz de 2016, informaram autoridades neste sábado.
Violência: Com atenção do mundo em Gaza e Irã, ataques de colonos batem recorde na Cisjordânia
Ajuda humanitária: Apesar do compromisso feito a Biden, Israel não reabriu posto de fronteira de Erez, no norte de Gaza
Os rebeldes admitiram que sequestraram os funcionários com uma acompanhante ontem, na zona rural do município de Santander de Quilichao, departamento de Cauca, e que os reféns passam bem.
Segundo os dissidentes, os investigadores “foram surpreendidos em um posto de controle e registro com duas armas carregadas, além de dispositivos eletrônicos para colher informações".
"Esperamos, por meio de órgãos internacionais, que se possam gerar as condições de segurança para a sua libertação”, acrescentou a organização.
O Ministério Público condenou "a retenção inaceitável” e pediu “respeito à vida e integridade” das vítimas.
O governo de Gustavo Petro tenta há mais de um ano renegociar a paz com os dissidentes. Uma série de ataques contra civis e a força pública em meio à trégua firmada no fim do ano passado esgotou a paciência do presidente.
Os diálogos começaram a se diluir no mês passado, quando o governo decretou o fim do cessar-fogo bilateral em três departamentos do sudoeste do país, após o assassinato de uma líder indígena pelos rebeldes.
Em 2022, a inteligência militar estimava a força do EMC em cerca de 3.500 combatentes. A organização obtém receita do narcotráfico e da mineração ilegal.
Mais lidas
-
1NA JUSTIÇA
Com apenas 23 dias de gestão, novo prefeito de Estrela de Alagoas já enfrenta denúncia no Ministério Público
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte anuncia novas nomeações para cargos na administração municipal; veja os nomes
-
3USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5POLÊMICA
Vereador Helenildo Neto alerta sobre recadastramento do Bolsa Família em Palmeira dos Índios