Variedades

Jovem abusada em 'Justiça 2', Alice Wegmann relembra episódio da vida real: 'Um homem abaixou o short e começou a se masturbar'

Artista espera que as pessoas se encorajem a denunciar casos de abusos ao verem drama de sua personagem na série do Globoplay

Agência O Globo - 20/04/2024
Jovem abusada em 'Justiça 2', Alice Wegmann relembra episódio da vida real: 'Um homem abaixou o short e começou a se masturbar'

As feridas de Carolina (Alice Wegmann) doem mais que qualquer machucado visível. O trauma de ter sido abusada sexualmente pelo próprio tio, Jayme (Murilo Benício), é uma marca que não cicatriza. Apesar disso, ela buscou forças dentro de si para fazer com que seu algoz pagasse pelo que fez. Nos primeiros episódios de "Justiça 2", série da autoria de Manuela Dias no Globoplay, a jovem consegue colocar o cara na cadeia, mas percebe que, mesmo com a prisão, ele não deixa de cometer abusos após ganhar a liberdade. Intérprete da moça, a atriz almeja fazer da personagem um alto-falante para a luta feminina contra o assédio.

Depois de 'Elas por elas': Luciano Mallmann vive homem vingativo em ‘Justiça 2’: ‘Se tornou cadeirante e nunca se conformou’

Em dez anos de relação com Lan Lanh: Nanda Costa desabafa sobre ataques homofóbicos: 'O mais sofrido era ficar calada'

— Infelizmente, muita gente se identifica. É uma história que mexe com questões muito particulares das mulheres. Mas, felizmente, ao ver a série, as pessoas podem ter a coragem de virar o jogo e denunciar casos semelhantes. Os abusadores não são apenas jogadores, não são apenas tios, não são apenas pais. Eles podem ser tudo isso, mas são também criminosos e têm que pagar na Justiça — frisa Alice.

Na trama, ao contar que foi abusada pelo parente, Carolina é desacreditada pela família. A artista se revolta ao ver na vida real pessoas que deveriam apoiar crucificando a vítima.

— Quando uma mulher denuncia, o mundo inteiro quer descredibilizá-la. Falam: “Ah, mas não é bem assim”. Sentimos que vai ser difícil a sociedade mudar. Por isso, acho muito importante a gente contar uma história dessa. Os meninos precisam parar de serem educados para serem machistas. A gente tem que educar a nossa sociedade de outra forma. Do jeito que está não dá mais — reforça.

A atriz de 28 anos compartilha que já passou por situações de assédio. Num dos casos, ao aceitar a carona de uma amiga, um homem, com idade aparente de 50 anos, se aproximou e cometeu o ato.

— Ele abaixou o short e começou a se masturbar. Minha amiga acelerou o carro e saímos. A gente tentou chamar a polícia, avisou o pessoal do restaurante ao lado. A polícia não conseguiu pegar o cara porque a placa dele estava coberta. Foi muito desagradável. Fora todas as situações cotidianas, as pessoas querendo controlar o nosso corpo de todas as formas... São vários tipos de violência caracterizadas como abuso que a gente sofre. A gente acorda todo dia com medo e com a autoestima precisando melhorar — resume Alice, que se inspirou em casos publicados no livro “Abuso: a cultura do estupro no Brasil’’, de Ana Paula Araújo, e nos episódios de assédio que amigas suas passaram.

Alice Wegmann emagreceu 16 kg para 'Justiça 2'

Para interpretar Carolina, Alice também passou por uma transformação física, já que Raíssa, sua protagonista de “Rensga Hits’’, era bem diferente de sua personagem atual. A atriz chegou a emagrecer 16 quilos para o trabalho.

— A gente queria um perfil mais frágil para a Carolina. Raíssa era uma mulher totalmente empoderada, brilhante e carismática. Já Carolina não mostra os dentes, ela não sorri porque é totalmente diferente da Raíssa, que mostra aquela arcada dentária para todo mundo ver. Sei que é chocante a perda de peso. Porque tudo aconteceu em um ano, engordei, emagreci... Foi um choque. Mas, sobretudo para o meu corpo, foi mais difícil ainda, porque eu estava passando por cenas muito emocionantes (em “Justiça 2”). Acho, sim, que a gente tem que se entregar, cortar cabelo, mudar a cor, emagrecer, engordar, fazer o que for necessário por um personagem — afirma a carioca.