Internacional

Irã registra explosão desconhecida perto de aeroporto de Isfahã, e voos são desviados, diz emissora americana

Explosões ocorrem após a emissora americana ABC News reportar que mísseis israelenses teriam atingido um local no Irã, mas informação não foi confirmada por nenhuma das partes do conflito

Agência O Globo - 19/04/2024
Irã registra explosão desconhecida perto de aeroporto de Isfahã, e voos são desviados, diz emissora americana

O Irã reportou explosões de origem desconhecida no noroeste da cidade de Isfahã, segundo a emissora americana CNN, citando o noticiário iraniano. As explosões ocorrem após a emissora americana ABC News reportar que mísseis israelenses teriam atingido um local no Irã, citando um oficial americano em anonimato. Não há, contudo, confirmação de qualquer ataque em andamento por parte do Irã e de Israel até o momento.

Segundo a agência de notícias estatal iraniana, a Irna, os sistemas de defesa aérea iranianos foram ativados em diferentes províncias do país, mas sem entrar em detalhes sobre o que teria causado os disparos.

A explosão foi ouvida a noroeste da cidade iraniana de Isfahã, de acordo com a rede iraniana Fars, citando fontes locais. "A cidade de Ghahjaworstan está localizada perto do aeroporto de Isfahan e da oitava base de caça da Força Aérea do Exército", reportou o noticiário.

Há outros relatos não confirmados até o momento sobre explosões perto das cidades de Daraa, na Síria, e em Bagdá, no Iraque, disse o jornal americano The Hill.

Voos em Teerã, Isfahã e Shiraz foram suspensos, segundo a CNN.

A cidade de Isfahã é considerada estrategicamente importante para o país, abrigando vários locais importantes, incluindo locais de pesquisa e desenvolvimento militar e bases militares. A cidade vizinha de Natanz contém um dos locais de enriquecimento nuclear do país, informou a Reuters.

O governo do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu já havia afirmado que conduziria uma resposta militar ao Irã após os ataques realizados no fim de semana, quando o Irã lançou um ataque a Israel com mais de 300 drones e mísseis (quase todos interceptados no ar). O ataque lançado pelo Irã foi em retaliação após um um bombardeio atribuído a Israel ao complexo de sua embaixada na Síria, no início do mês.

*Em atualização.