Internacional
Exército da Nigéria encontra jovem sequestrada há 10 anos pelo Boko Haram
Grávida, mãe de três filhos foi resgatada cerca de 10 após sequestro de 276 estudantes em Chibok
O Exército da Nigéria anunciou nesta quinta-feira (18) que encontrou uma das 276 estudantes sequestradas pela organização jihadista Boko Haram há dez anos na localidade de Chibok, nordeste do país.
Lydia, que está grávida, foi resgatada com os três filhos perto da cidade de Ngoshe, no estado de Borno, informou o Exército.
Ocorrido em 14 de abril de 2014, o sequestro gerou indignação no mundo e deu origem à campanha "Traga nossas meninas de volta". O Exército resgatou várias delas ao longo dos anos, muitas das quais haviam sido obrigadas a se casar com seus sequestradores. Cerca de 100 jovens continuam desaparecidas.
Hoje enfraquecido pela ação do Exército e por disputas internas com a facção rival Estado Islâmico da África Oriental, o Boko Haram continua realizando atentados no norte da Nigéria, principalmente em áreas remotas. A insurgência jihadista nessa região do país já deixou mais de 40 mil mortos e 2 milhões de deslocados desde 2009.
Os sequestros em massa continuam sendo uma grande preocupação na Nigéria, diante da proliferação de grupos criminosos armados que atuam em estradas, residências e escolas em busca de resgates.
Mais de 1.680 estudantes foram sequestrados em escolas nigerianas entre 2014 e 2022, segundo a ONG Save the Children.
Mais lidas
-
1DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
2USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar
-
4COLISÃO FRONTAL
Em Satuba, acidente envolvendo um micro-ônibus e um táxi deixa dois mortos na BR-316
-
5REAGIRAM À ABORDAGEM
Suspeitos de matar a menina Maria Alice no Ouro Preto são mortos em troca de tiros com a PM