Política

Mourão homenageia Exército Brasileiro pelos 376 anos de história

18/04/2024
Mourão homenageia Exército Brasileiro pelos 376 anos de história
Pedro França/Agência Senado - Foto: Em discurso, à tribuna, senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS).

Em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (18), o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) prestou homenagem ao Exército Brasileiro, que celebra 376 anos de criação nesta sexta-feira (19). 

O parlamentar destacou a importância histórica da data, que remonta à Batalha dos Guararapes, ocorrida em 19 de abril de 1648, no território onde fica hoje o Estado de Pernambuco, então uma capitania da Coroa Portuguesa. O senador e general da Reserva relembrou momentos históricos da trajetória da corporação, como a resistência à invasão holandesa e as lutas pela independência do país. Ele prestou homenagens aos “bravos combatentes” que participaram desses episódios:

— Rendo minha homenagem àqueles que lá combateram: Barreto de Menezes, Vidal de Negreiros, Felipe Camarão, Henrique Dias, João Fernandes Vieira e Antônio Dias Cardoso. Já naquele momento, surge a figura do maior soldado que nós tivemos: Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Membro do Batalhão do Imperador, foi o seu primeiro porta-bandeira e distinguiu-se nas lutas pela nossa independência.

Mourão também destacou a participação do Exército Brasileiro nas duas guerras mundiais, em que os soldados brasileiros demonstraram “coragem e bravura” em combate. Além disso, ressaltou o papel do Exército na defesa da democracia. O senador enfatizou ainda o compromisso com a segurança e o bem-estar da população, destacando a atuação durante a pandemia de covid-19. 

— O Exército apoiou [o comabte à pandemia], transportando vacinas, remédios, respiradores, mobilizou com seus profissionais de saúde os hospitais de campanha e apoiou maciçamente as ações de vacinação. Na Primeira Guerra, mandamos oficiais aviadores para auxiliar nos combates aéreos, oficiais combatentes, que comandaram pelotões franceses. Na Segunda Guerra foi diferente: atravessamos o Atlântico com a Força Expedicionária Brasileira. Entre tantos soldados, entre os 25 mil militares, estava meu pai. A eles a minha homenagem — enfatizou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)