Variedades

Vida amorosa de Anderson Leonardo, do Molejo, foi cercada de polêmicas: relembre

Pagodeiro morreu na última sexta-feira (26) após complicações médicas

Agência O Globo - 27/04/2024
Vida amorosa de Anderson Leonardo, do Molejo, foi cercada de polêmicas: relembre

O vocalista do grupo de pagode Molejo, Anderson Leonardo, morreu na última sexta-feira (26), no Rio, após uma piora no quadro de saúde. O artista, de 51 anos, estava internado na UTI do Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Conhecido por sucessos como "Brincadeira de criança", "Cilada" e "Dança da vassoura", o músico teve uma vida amorosa conturbada e marcada por polêmicas. Anderson já chegou a ser acusado de agressão por uma ex-mulher e uma fã em 1999 e em 2021 recebeu uma acusação de estupro de outra fã, a funkeira Mc Maylon, que teve um romance com o pagodeiro.

Herdeiros no mundo da música: Dois dos quatro filhos de Anderson Leonardo, do Molejo, são músicos

"Estou arrasada, de luto": ex de Anderson Leonardo, MC Maylon lamenta morte e diz que tattoo com rosto do cantor será eterna

O cantor tinha quatro filhos e era casado com a administradora Paula Cardoso desde 2012. Paula é mãe da filha caçula do cantor, Alice, de 4 anos. Além de Alice, o cantor é pai de Alessa Crystine, sua primogênita, filha de seu relacionamento com Mirian Mattoso; Leozinho Bradock, fruto do casamento com sua ex-mulher, Luciana Ferreira; e Rafael Phelippe, filho do cantor com Marilene Santos.

Acusações de agressão em 1999

Em 1999, o sambista foi acusado, aos 26 anos, de agressão por sua ex-mulher Luciana Ferreira após ela ter cobrado o dinheiro da pensão. No mesmo ano, Flávia Moraes, de 19 anos, registrou queixa contra Anderson numa delegacia de São Paulo. Na época, a jovem afirmou que havia levado socos do sambista após ter se recusado a manter relações sexuais sem camisinha. A confusão teria ocorrido numa das suítes do Hotel Jandaia, onde Anderson estava hospedado com o Molejo.

De acordo com o depoimento de Flávia, confirmado por um dos porteiros do Jandaia, os dois teriam ido ao hotel após terem se conhecido em uma boate. O cantor se defendeu das acusações, afirmando que estava com um empresário e amigos em um bar quando foi abordado por Flávia que, de acordo com ele, pediu um autógrafo e logo depois começou a xingá-lo.

Acusação de estupro em 2022

Em 2022, a fankeira Mc Maylon, uma mulher trans que na época se identificava como homem cis, acusou o cantor de estupro em um hotel em Sulacap, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Na época, Anderson não negou que havia se envolvido com a MC, chegando a se declarar bissexual, mas disse que as relações haviam sido consensuais e que estava sendo chantageado pela jovem, fato que foi corroborado pela Justiça. Maylon, que tem uma tatuagem com o rosto do cantor, chegou a afirmar que lançará um livro contando a história que viveu com Anderson e se mostrou muito abalada ao saber da morte do cantor:

"Lembro muito dos momentos bons que a gente passou. A tatuagem do rosto dele vai ficar eterna no meu braço".

O que houve com o Anderson do Molejo?

Anderson Leonardo, vocalista e cavaquinista do Molejo, um dos grupos mais famosos do pagode dos anos 1990, morreu aos 51 anos. Anderson foi diagnosticado com câncer inguinal em 2022, um tipo raro de tumor, que se desenvolve no pênis e no ânus. O cantor vinha se submetendo a um tratamento para controlar o avanço da doença e aplacar as dores decorrentes dela.

Anderson estava internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Unimed-Rio, no qual se encontrava desde o dia 24 de março, por conta de desdobramentos de um tratamento contra um câncer, diagnosticado em 2022. Na última semana, ele precisou de transfusão de sangue e seus amigos fizeram campanha para doação.

Antes da última entrada na unidade, o cantor já havia sido internado no dia 27 de fevereiro e ficou no hospital por 20 dias, após passar por um procedimento chamado bloqueio de plexo nervoso hipogástrico para dor.

Além do procedimento, ele dava continuidade ao tratamento de imunoterapia. "Ele vem fazendo o tratamento de imunoterapia de 21 em 21 dias", explicaram membros da equipe do cantor na ocasião.

O câncer na região inguinal foi descoberto por ele em outubro de 2022. Dois meses depois, o cantor chegou a anunciar que estava curado. No entanto, em maio de 2023, contou que teve que retomar o tratamento.

Como Anderson do Molejo descobriu o câncer?

Durante uma participação no podcast "Rocinha cast", o artista comentou que o inchaço na região íntima estava chamando atenção e falou sobre o desconforto que passava naquela ocasião.

"Quando vi que estava voltando a inchar, reparei que estava inchando em outra região. Está muito inchado. É f*da para colocar uma roupa, muito complicado. Esses dias eu fui tocar e vi que um casal ficou me olhando. Eu queria entrar num buraco. O casal saiu, senti que foi comentado, sabe?", contou ele.

Na entrevista, Anderson estava otimista quanto à cura da doença. Ele afirmou que, embora fosse um câncer raro, ele estava controlado.

"Estou legal. O meu câncer é raro, e eu já consegui controlar. Mas sempre tem a possibilidade de ele irradiar para outro lugar. Essa semana foi muito pesada para mim, mas já conversei com a galera do grupo e vou enfrentar isso", explicou.