Internacional
Polícia francesa desmantela acampamento de imigrantes em Paris,100 dias antes dos Jogos Olímpicos
Ocupação está aberta desde junho de 2021; 80% estão em situação regular no país francês
O maior acampamento ilegal da França - que abrigou até 450 migrantes, na maioria com situação regular segundo as associações - estava sendo evacuado na manhã de quarta-feira nos subúrbios do sul de Paris, a 100 dias dos Jogos Olímpicos. A operação, aguardada há vários dias, levou muitas pessoas sem-teto que haviam encontrado refúgio nesse prédio abandonado em Vitry-sur-Seine (Val-de-Marne) a deixarem o local antes da chegada das forças policiais.
250 agentes mobilizados
Cerca de 250 agentes foram mobilizados para esta operação, de acordo com a prefeitura do Val-de-Marne. Com malas na mão, contendo todos os seus pertences na França, os cerca de 300 ocupantes restantes deixaram o local pouco depois das 8 horas. Eles estavam morando nesses espaços há vários meses por não conseguirem encontrar moradia ou aguardando uma moradia social.
Esta ocupação está aberta desde junho de 2021, segundo o Revers de la Medal, e tem muitos exilados. “Eram nomeadamente 50 mulheres e 20 crianças”, garante o parisiense Paul Alauzy, porta-voz e coordenador do acompanhamento da saúde dos migrantes e do serviço psiquiátrico dos Médicos do Mundo.
De acordo com a associação United Migrants, que regularmente presta assistência a eles, 80% estão em situação regular na França. Durante vários meses, o coletivo Le Revers de la Médaille, que reúne associações que auxiliam pessoas em situação de vulnerabilidade que vivem nas ruas, tem alertado sobre o destino dos sem-teto cujos acampamentos improvisados estão sendo desmantelados a um ritmo mais acelerado à medida que os Jogos Olímpicos se aproximam (26 de julho - 11 de agosto).
Mais lidas
-
1APOSTAS
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 140 milhões
-
2BRIGA NO FUTEBOL
Disputa por R$ 750 mil agrava crise administrativa no CSE e expõe ingerência da Prefeitura
-
3PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Prefeito de Estrela de Alagoas, Aldo Lira, comemora conquista do Selo UNICEF 2024: "Um legado para nossa gestão"
-
4POLÍTICA
Novo livro de Jessé Souza, "O Pobre de Direita", analisa virada conservadora das classes populares no Brasil
-
5LOCALIZAÇÃO
Atuação da rede Plid/AL e divulgação da mídia leva PRF a localizar criança e adolescente desaparecidas em Delmiro Gouveia