Internacional

Irã x Israel: Gabinete de guerra se reúne após ataques; Teerã diz que avisou países vizinhos 72 horas antes de ação

Autoridades israelenses discutem nos bastidores melhor resposta contra o regime iraniano

Agência O Globo - 14/04/2024
Irã x Israel: Gabinete de guerra se reúne após ataques; Teerã diz que avisou países vizinhos 72 horas antes de ação

O Gabinete de Guerra de Israel se reuniu na tarde deste domingo, por volta das 16h (10h em Brasília), para definir como será a resposta do país contra o ataque direto lançado pelo Irã na noite de sábado. Autoridades israelenses prometeram, neste domingo, que a ação iraniana não ficaria sem resposta, ao passo que o ministro das Relações Exteriores da nação persa, Amir-Abdollahian, afirmou que Teerã teria informado a países vizinhos sobre o ataque de sábado com 72 horas de antecedência.

O Gabinete de Guerra israelense, formado pelo primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, o líder da oposição, Benny Gantz, e o ministro da Defesa, Yoav Gallant, recebeu autorização do Gabinete de Segurança Interna para tomar decisões sobre a resposta sem necessidade de aprovação prévia. Gallant, em uma declaração televisionada horas antes da reunião, afirmou que o confronto com o Irã "não acabou" , contrariando a sinalização de Teerã de que a ofensiva encerraria as questões envolvendo os dois países.

Apesar disso, não há nenhuma informação sobre qual direção deve seguir a resposta israelense. Funcionários do governo israelense ouvidos pelo New York Times afirmaram que Netanyahu teria cancelado um ataque retaliatório imediato, após um telefonema com o presidente americano, Joe Biden, e após a constatação de que os bombardeios causaram um dano considerado pequeno.

Um funcionário sênior da Casa Branca, ouvido em anonimato pela CNN, afirmou que Biden teria dito a Netanyahu que Washington não tomaria parte em nenhum ação ofensiva contra o Irã. Não está claro se isso pesou na decisão israelense de estudar a resposta mais adequada com mais calma.

(Matéria em atualização)