Internacional
Vídeo mostra soldados iranianos descendo de helicóptero para apreender navio de carga 'vinculado' a Israel
O mundo acompanha com atenção e preocupação os próximos movimentos de Teerã, o que, segundo o presidente dos EUA, Joe Biden, podem ocorrer "mais cedo do que se espera".
As forças paramilitares iranianas apreenderam um navio de carga perto do Estreito de Hormuz, que a mídia estatal do país disse estar "ligado a Israel". Um vídeo mostra soldados descendo de um helicóptero para o MSC Aries, um navio com bandeira de Portugal com 25 tripulantes presos a bordo.
Leia mais: Israel diz que Irã 'sofrerá as consequências' após apreensão de navio 'vinculado' a Tel Aviv no Golfo; veja potencial das forças de Teerã
Análise: Opções de retaliação para o Irã são poucas e trazem altos riscos de uma guerra de grande porte
No vídeo, soldados aparecem descendo por cordas para uma pilha de contêineres no convés da embarcação. Um membro da tripulação no navio avisa: "Não saiam". Em seguida, outra pessoa orienta seus colegas a irem para a ponte do navio. Segundo a agência Associated Press, o navio é associado à empresa Zodiac Maritime, que faz parte do Grupo Zodiac do bilionário israelense Eyal Ofer.
Segundo a agência, o navio do vídeo corresponde a detalhes conhecidos do MSC Aries. O helicóptero usado também seria um Mil Mi-17 de era soviética, que tanto a Guarda quanto os Houthis do Iêmen apoiados pelo Irã têm usado para realizar ataques em navios.
De acordo com a agência oficial Irna, "o navio cargueiro chamado 'MCS Aries' foi apreendido por forças especiais marítimas" como parte de "uma operação realizada com um helicóptero perto do Estreito de Ormuz". A agência confirmou que o navio tem "bandeira portuguesa e [é] operado pela empresa Zodiac, pertencente a Eyal Ofer" e que estava "dirigido para águas territoriais" iranianas.
Em um comunicado no sábado, a MSC confirmou que autoridades iranianas embarcaram no navio e que "ele foi desviado de sua rota em direção ao Irã".
"Lamentamos confirmar que o MSC Aries... foi abordado por autoridades iranianas por meio de helicóptero enquanto passava pelo Estreito de Hormuz, aproximadamente às 02h43 UTC desta manhã", disse o grupo em um comunicado. "Ela tem 25 tripulantes a bordo, e estamos trabalhando em estreita colaboração com as autoridades relevantes para garantir o bem-estar deles e o retorno seguro do navio, diz a nota do grupo de transporte marítimo italo-suíço.
O contra-almirante Daniel Hagari, porta-voz das Forças de Defesa de Israel, divulgou uma resposta em vídeo de um minuto à captura iraniana do navio. "O Irã sofrerá as consequências por escolher escalar a situação ainda mais", disse ele. "Aumentamos nossa prontidão para proteger Israel de mais agressões iranianas. Também estamos preparados para responder."
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia Jesimiel Pinheiro como secretário adjunto de infraestrutura
-
4
Operação integrada prende organização criminosa em Palmeira dos Índios
-
5USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa