Internacional

Anúncio de TV italiana gera revolta em católicos por mostrar freira comendo batatas chips para comunhão

Associação de telespectadores católicos acusa Amica Chips de recorrer à blasfêmia para aumentar vendas

Agência O Globo - 10/04/2024
Anúncio de TV italiana gera revolta em católicos por mostrar freira comendo batatas chips para comunhão

Uma associação de telespectadores católicos pediu suspensão de anúncio de televisão italiano que mostra freiras comendo batatas fritas em vez de hóstia durante ritual de eucaristia. A propaganda da Amica Chips – uma das principais marcas de batatas fritas do país – foi considerada uma blasfêmia para os religiosos, de acordo com informações do jornal britânico The Guardian.

O anúncio de 30 segundos acontece em um convento e mostra freiras se preparando para receber a comunhão até que a madre superiora percebe que estão sem hóstias e resolve substituí-las por batatas fritas, mudança bem recebida pelas religiosas.

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O Grupo Lorenzo Marini, empresa criadora do anúncio, afirmou que a campanha tinha foco em um mercado mais jovem e foi pensada “com uma forte ironia britânica” para “expressar a crocância irresistível das Amica Chips” de uma forma deliberadamente exagerada e provocativa.

Mas a estratégia de vendas não foi bem recebida pela Aiart, uma associação de telespectadores católicos que pediu que o anúncio fosse “imediatamente suspenso”. Giovanni Baggio, presidente da associação, acusou a empresa de recorrer à blasfêmia para aumentar as vendas.

Para ele, o comercial “ofende a sensibilidade de milhões de católicos praticantes” e é “ultrajante” porque “banaliza a comparação entre a batata frita e a hóstia consagrada”.

"O comercial mostra falta de respeito e criatividade", acrescentou ele em comunicado: "É um sinal de incapacidade de fazer marketing sem recorrer a símbolos que nada têm a ver com consumo".

O anúncio também foi criticado pelo jornal católico Avvenire, que abriu um editorial com o título "Cristo foi reduzido a uma batata frita".