Variedades

Alvo de censura, livro 'O Avesso da Pele' será leitura obrigatória do vestibular da UFRGS

Redação C2 28/03/2024
Alvo de censura, livro 'O Avesso da Pele' será leitura obrigatória do vestibular da UFRGS
Alvo de censura, livro 'O Avesso da Pele' será leitura obrigatória do vestibular da UFRGS - Foto: Reprodução- agência Brasil

O livro O Avesso da Pele, que ganhou projeção após ser recolhido de escolas no Rio Grande do Sul, Goiás e no Paraná, está entre as leituras obrigatórias do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A lista foi divulgada nesta quinta-feira, 28.

O romance de Jeferson Tenório, publicado em 2020, aborda a questão do racismo estrutural ao narrar a história de Pedro que, após a morte do pai, assassinado numa desastrosa abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos.

Além da obra, que venceu o Prêmio Jabuti de 2021, os livros Niketche: Uma História de Poligamia, de Paulina Chiziane, e Mas em Que Mundo Tu Vive, de José Falero, entraram na lista, além de uma coletânea de músicas do compositor Lupicínio Rodrigues. Veja a lista completa:

Niketche: Uma História De Poligamia, de Paulina Chiziane

O Avesso Da Pele, de Jeferson Tenório

Mas Em Que Mundo Tu Vive, de José Falero

Seleta de Canções de Lupicínio Rodrigues: A) Cadeira Vazia (Com Alcides Gonçalves); B) Castigo (Com Alcides Gonçalves); C) Cevando o Amargo (Com Piratini); D) Dona Divergência (Com Felisberto Martins); E) Ela Disse-me Assim (Vai Embora); F) Esses Moços (Pobres Moços); G) Foi Assim; H) Loucura; I) Maria Rosa (Com Alcides Gonçalves); J) Migalhas (Com Felisberto Martins); K) Namorados; L) Nervos De Aço; M) Nunca; N) Se Acaso Você Chegasse (Com Felisberto Martins); O) Vingança; P) (Xote Da) Felicidade

A Terra Dos Mil Povos, de Kaká Werá

Água Funda, de Ruth Guimarães

Cem Anos De Solidão, de Gabriel García Márquez

Um Útero É Do Tamanho De Um Punho, de Angélica Freitas

Lisístrata, de Aristófanes

Várias Histórias, de Machado De Assis

A Falência, de Júlia Lopes De Almeida

Coral E Outros Poemas, de Sophia De Mello Breyner Andresen

Nas redes sociais, Tenório comemorou a escolha e se disse "comovido".

"O livro chegando onde ele tem que chegar: nas mãos dos estudantes", escreveu.

Censura a O Avesso da Pele

No início de março, a diretora de uma escola estadual em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, publicou um vídeo criticando O Avesso da Pele e questionou a decisão do governo federal de incluir a obra no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para alunos do Ensino Médio, condenando o que ela considerou "vocabulários de tão baixo nível".

Nos dias seguintes, o livro também foi recolhido de escolas do Paraná e do Goiás. Ao Estadão, Tenório esclareceu que a narrativa não se centra em temas de sexualidade de forma gratuita e que buscou abordar, com profundidade, justamente as questões de racismo estrutural, de violência policial assim como as deficiências do sistema de ensino.

Com a repercussão do caso, o romance chegou a ficar entre os livros mais vendidos da Amazon no Brasil. Segundo a empresa, as vendas de cópias da obra aumentaram em 400% entre o dia 1º de março e 7 de março.