Esportes

IFAB anuncia alterações nas regras do futebol

IFAB traz uma série de mudanças nas regras do futebol. Essas mudanças são boas para o jogo?

21/03/2024
IFAB anuncia alterações nas regras do futebol
Assistente de arbitragem em um campo de futebol - Foto: PxHere

O que exatamente é a IFAB no futebol hoje?
Substituições permanentes por concussão
Os capitães recebem a braçadeira, os árbitros são respeitados
Goleiros, é hora de compartilhar a bola de futebol!
Pênaltis mais rigorosos no futebol ao vivo
Cartão azul deixado de fora das decisões da IFAB
Pequenos ajustes no mundo futebol que você merece saber
IFAB tenta trazer luz as regras do Handebol
O que pode estar por vir nos próximos jogos de hoje
Então, o futebol será diferente?
O apito final

Atenção, amantes do futebol, aproximem-se, pois o pessoal da IFAB acaba de anunciar algumas mudanças importantes nas regras do futebol para temporada 2024/2025.

As novidades anunciadas pela International Football Association Board, podem agitar seriamente as principais regras do esporte no campo de futebol a partir de julho.

Desde a proteção de jogadores com concussões até a concessão de um pouco mais de respeito aos árbitros. Vamos esclarecer quais são as novas mudanças do futebol. O que mudou para os times de futebol e por que isso é importante.

O que exatamente é a IFAB no futebol hoje?


A IFAB não é uma equipe nem uma liga. É um grupo de dirigentes da FIFA e das quatro associações britânicas de futebol (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte).

Esses são os responsáveis por definir e aprovar novas regras no futebol. São eles que decidem quando as normas no futebol precisam ser atualizadas ou esclarecidas.

Aqui estão as novas regras do futebol aprovadas pela IFAB:

     ● Substituição extra por concussão
     ● Invasão da área durante os pênaltis
     ● Aumento da posse de bola do goleiro com a mão
     ● Restrição do diálogo com o árbitro
     ● Pausas para orientação dos jogadores
     ● Responsabilidade pelas caneleiras
     ● Infrações de mão na bola
     ● O cartão azul está fora de jogo

Vamos analisar detalhadamente as principais regras do esporte.

Substituições permanentes por concussão


Vamos falar sério por um segundo. As concussões não são motivo de piada. Todos nós já vimos ao assistir futebol online jogadores sofrerem uma pancada feia e tentarem continuar jogando.

Felizmente, a IFAB nas alterações do livro de regras 2024 colocou a segurança do jogador em primeiro lugar. Agora nos jogos de futebol ao vivo os times poderão contar com substituições permanentes por concussão.

Se um jogador bater a cabeça nos jogos de hoje, as equipes podem fazer uma substituição extra sem se preocupar com suas opções táticas mais tarde.

Não se trata de obter uma vantagem injusta. Mas sim de tomar decisões inteligentes e segura para os jogadores.

Os capitães recebem a braçadeira, os árbitros são respeitados


Se lembra da época em que gritar com o árbitro era praticamente parte dos jogos ao vivo? Bem, esses dias estão contados. A IFAB nas novas regras do futebol 2024 vem tentando melhorar a comunicação.

Para começar, cada time de futebol deve ter um capitão claramente identificado, aquele com a braçadeira. Não será mais necessário confusão sobre quem deve falar com o árbitro. Isso com certeza deve reduzir as confusões caóticas entre os times de futebol.

E veja bem, se as situações esquentarem demais, o árbitro pode mandar cada um de volta pro seu lado do campo de futebol! Um time-out forçado para acalmar geral. Pode parecer um pouco estranho, mas talvez funcione.

Goleiros, é hora de compartilhar a bola de futebol!

Goleiro em um campo de futebol segurando uma bola de futebol (Imagem por PxHere)

Os goleiros e seu costume de segurar a bola. Um problema clássico do futebol. Mas a IFAB está modificando essas circunstâncias com uma regra de 8 segundos.

Sim, os goleiros não podem mais segurar a bola de futebol por mais de 8 segundos antes de jogá-la. Ou então o outro time ganha um lance livre.

Essa regra do futebol serve apenas para acabar com aqueles momentos chatos em que o goleiro tenta correr contra o relógio.

Pênaltis mais rigorosos no futebol ao vivo


As cobranças de pênaltis proporcionam a mais pura adrenalina. A IFAB quer fazer com que eles sejam mais honestos na medida do possível.

Ou seja, é melhor que a bola fique bem posicionada na marcação. Sem empurrões imprudentes pra tirar vantagem em cima.

E, aos goleiros, é preciso manter os pés na linha até que o chute seja dado. Nada de pequenos saltos para distrair o jogador de futebol.

Cartão azul deixado de fora das decisões da IFAB


Uma das mudanças de regra que recebeu bastante atenção, mas não foi incluída no corte final, é o cartão azul.

Essa novidade foi anunciada visando uma penalidade de dez minutos. Para aqueles jogadores que cometessem faltas graves ou discordassem do árbitro.

A ideia era punir o mau comportamento sem aplicar um cartão vermelho diretamente. O que pode ser um golpe tremendo para os times de futebol.

Numa entrevista recente, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, foi questionado sobre a possibilidade de introduzir cartões azuis no futebol:

"Esta é uma questão que não existe para nós. A FIFA é totalmente contra os cartões azuis. Não tinha conhecimento desta questão e penso que a FIFA tem uma palavra a dizer sobre o assunto. Estamos sempre abertos a ideias e sugestões e é claro que tudo tem de ser tratado com respeito. Mas quando olhamos para isto, também temos de proteger a essência e a tradição do jogo. Não há cartão azul.”

Por fim, a IFAB decidiu suspender o cartão azul por hora. Mas é um conceito que definitivamente pode ser analisado no futuro.

Pequenos ajustes no mundo futebol que você merece saber


Se o jogo parar dentro da área de pênalti, a bola agora volta para o goleiro. Em comparação com aquelas bolas perdidas bagunçadas, as coisas podem ficar mais rápidas. Agora, no que diz respeito ao problema do handebol. Vejamos.

IFAB tenta trazer luz as regras do Handebol


A IFAB está tentando esclarecer toda a confusão entre mão e bola nas mudanças do futebol. O que, para ser franco, é um descanso, pois tenho certeza que ninguém entende mais o que pode ser considerado um pênalti por toque de mão.

Eles finalmente fizeram uma correção nos princípios esportivos. Mas ela pode não ser a bala de prata que esperávamos. De agora em diante, se um gol de mão na área for acidental, ele será tratado como qualquer outra falta. Em vez de ser considerado um pênalti automático.

É um passo na direção certa. Mas ainda deixa muito para o julgamento do árbitro em campo. É provável que esse seja um ponto de debate que ainda vai persistir por algum tempo.

O que pode estar por vir nos próximos jogos de hoje


Assistente de arbitragem em um campo de futebol (Imagem por Freepik)

A IFAB está considerando ainda mais mudanças, algumas delas enormes! Poderíamos ver uma penalidade temporária? Em que um cartão amarelo significaria um tempo limite de 10 minutos?

Isso definitivamente faria com que os jogadores pensassem duas vezes antes de fazer jogadas imprudentes. Parece loucura, mas bem que poderia agilizar muito o jogo.

Então, o futebol será diferente?


Honestamente, algumas dessas atualizações nas novidades anunciadas pela International Football Association Board são mais como uma boa manutenção do que uma revolução total. As substituições por concussão são, sem dúvida, a mudança mais importante.

E qualquer coisa que ajude os árbitros a manter as partidas de futebol hoje sob controle é uma vitória para mim. Vamos ver como tudo isso vai se desenrolar!

O que vocês acham? Essas mudanças de normas no esporte são boas para o jogo ou vocês sentirão falta do caos da tradição?

O apito final


Mudanças são sempre bem vindas no futebol. Algumas das novas regras do futebol podem parecer um pouco estranhas de início, e sempre haverá reclamações quanto a IFAB. Será que acertou? Ou será outra regra jogada pra escanteio?

Por um lado, pelo menos eles estão tentando manter as condições justas e fazer da segurança dos jogadores uma prioridade. Será interessante ver como tudo isso se desenrolará ao longo da temporada.

O que realmente importa é se o jogo que amamos continuará sendo, bem, o jogo que amamos. Essas mudanças tornarão o futebol mais interessante ou tirará um pouco da sua graça? Te encontro no segundo semestre de 2024 para ver ao vivo.