Economia
Idec denuncia Nestlé por irregularidade na aplicação da lupa na embalagem de produto
De acordo com o instituto, a marca aplicou a rotulagem nutricional frontal em local removível, o que é proibido

O Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) enviou uma denúncia contra a Nestlé à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última sexta-feira. O Idec acusa a empresa de descumprir regras de aplicação da lupa em sua marca de cereal matinal de milho Moça Flakes.
IR 2024: Receita Federal recebe 2,2 milhões de declarações. Oito em cada dez têm direito a restituição
Autovistoria de gás canalizado está de volta: Agenersa reabre prazo para procedimento; veja o calendário e tire suas dúvidas
O instituto apontou que a empresa se aproveitou do sistema “abre fácil” do cereal para inserir a lupa. Com isso, o aviso é descartado com a abertura do produto.
O Idec destaca que, segundo a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) de nº 429/2020 e a Instrução Normativa (IN) nº 75/2020 da Anvisa, a rotulagem nutricional frontal não pode estar disposta em locais encobertos, removíveis pela abertura do lacre ou de difícil visualização, como áreas de selagem e torção.
Viu? Governo simplifica reconhecimento facial na plataforma Gov.br
Para Mariana Ribeiro, nutricionista e analista de pesquisa do Idec, a irregularidade apontada é um problema grave por priorizar conteúdo publicitário em detrimento de informações nutricionais.
— Após a abertura da embalagem, as alegações publicitárias de saudabilidade do produto acabam sendo priorizadas em detrimento das informações nutricionais regulamentadas pela Anvisa e o cereal de milho acaba deixando de informar adequadamente os consumidores em relação à sua composição nutricional, como se houvesse uma tentativa de direcionar o foco para outros aspectos do produto — explica.
Procurada, a Nestlé não havia retornado até a publicação desta matéria.
Mais lidas
-
1GEOLOGIA
Pesquisadores revelam que meteorito que atingiu a Escócia caiu há menos tempo do que pensávamos
-
2SAÚDE EM COLAPSO
Interior de Alagoas denuncia desassistência, descredenciamentos e omissão da operadora UNIMED
-
3ALAGOAS CONTRA FAKE
Alerta de fake news: É falsa a informação de mudança no calendário de pagamento dos servidores públicos estaduais
-
4A POLÍTICA COMO ELA É
Com Arthur Lira como um dos grandes articuladores, nasce a Federação União Progressista: maior força partidária do Brasil mira 2026
-
5Crônica
E o imperador foi embora