Política

Ex-prefeita Fabiana Pessoa é o nome do Avante, na disputa pela prefeitura de Arapiraca

Roberto Gonçalves 12/03/2024
Ex-prefeita Fabiana Pessoa é o nome do Avante, na disputa pela prefeitura de Arapiraca

As articulações com vistas a sucessão municipal na Capital do Agreste alagoano estão a todo vapor em nível majoritário e proporcional com novos fatos vindo à tona. A novidade mais recente no cenário político alagoano a agrestino, é a notícia da pré-candidatura da ex-prefeita Fabiana Pessoa (Avante) a prefeitura de Arapiraca.

Além do prefeito Luciano Barbosa (MDB) na disputa pela reeleição para o quarto mandato na cidade mais importante do interior do Estado, estão na disputa o ex-deputado estadual Tarcizo Freire que ainda não tem um partido definido para ir para o embate.

Freire, é filiado ao Progressistas (PP) que tem o comando do deputado federal Arthur Lira e em Arapiraca o prefeito Luciano Barbosa, que tem o filho, o deputado federal Daniel Barbosa filiado ao partido e está junto ao pai, viabilizando o fortalecimento da sigla na eleição proporcional, inclusive cooptando pré-candidatos a vereador de outras siglas com nomes competitivos no pleito 2024, para o seu grupo.

Outro fato novo no cenário político arapiraquense, foi a filiação do ex-deputado federal Severino Pessoa ao MDB, o ato ocorreu em ato político na capital do Estado presidido pelo presidente da agremiação partidária, o senador Renan Calheiros.

Com o surgimento do nome da ex-prefeita Fabiana Pessoa, na disputa pelo executivo de Arapiraca a eleição majoritária na terra de Manoel André vai ganhando novas opções e novas performances.

Perfil político

Fabiana Pessoa tem nível superior, tem ampla experiência na gestão pública e no ramo empresarial. Iniciou sua vida pública, quando foi eleita vereadora por Arapiraca. Quatro anos depois foi eleita vice-prefeita na chapa encabeçada pelo saudoso ex-prefeito Rogério Teófilo, que morreu em 07 de agosto de 2020, quatro meses antes de encerrar seu mandato.

À frente da Prefeitura de Arapiraca, Fabiana conduziu um mandato curto, mas que ficou marcado pelo destravamento de obras, limpeza e cuidado com a cidade, valorização do servidor e, principalmente, pelo olhar diferenciado à população mais vulnerável.

Foi presidente estadual do Republicanos em Alagoas, que contou com três prefeitos e mais de 40 vereadores espalhados pelos 102 municípios do estado em 2020. Foi secretária estadual de Ação Social no primeiro governo de Paulo Dantas com uma atuação bastante exitosa.