Internacional

Trens colidem na Índia, porque os maquinistas assistiam uma partida de críquete

Condutor e ajudante acompanhavam a partida entre Índia e Inglaterra, pelo campeonato mundial

Agência O Globo - 04/03/2024
Trens colidem na Índia, porque os maquinistas assistiam uma partida de críquete

Os maquinistas de um trem na Índia que colidiu com outro comboio, em outubro, no sudeste do país, causando 14 mortes, estavam distraídos e não viram um sinal, porque estavam vendo uma partida de críquete no telefone, declarou nesta segunda-feira, Ashwini Vaishnaw, ministro de transportes ferroviários do país.

Entenda: Trem de carga percorre 70 km sem maquinista na Índia

Sob investigação: Três pessoas morrem em atropelamento por trem na Suécia

— O caso recente em Andhra Pradesh aconteceu, porque o condutor da locomotiva e seu ajudante, estavam distraídos por uma partida de críquete — declarou Vaishnaw, para a Press Trust of India.

— Estamos instalando sistemas capazes de detectar essas distrações e que garantam que os maquinistas e seus ajudantes estejam totalmente concentrados na condução do trem — complementou o ministro.

Veja também: Acidente de ônibus em Honduras deixa 17 mortos

A colisão aconteceu quando a equipe de críquete da Índia estava enfrentando a Inglaterra pelo Mundial do esporte, uma partida transmitida pela televisão e assistida por milhões de indianos.

A Índia, que dispõe de uma das redes ferroviárias mais extensas do mundo, registrou vários acidentes de trem. O mais mortal deles ocorreu em 6 de junho de 1981, no estado de Bihar, no leste do país, quando sete vagões de um trem que cruzava uma ponte, caíram no rio Bagmati, matando entre 800 e 1.000 pessoas.