Internacional
Trump chama de 'grande vitória para os EUA' decisão da Suprema Corte que libera presença na eleição no Colorado
Ex-presidente havia sido barrado pela Justiça do estado em dezembro das primárias, sob alegação de participação em ato insurreicionista
O ex-presidente Donald Trump chamou de "grande vitória para os EUA" a decisão da Suprema Corte do país que derrubou um veto à participação dele nas primárias no Colorado, decidido pela Justiça local no fim do ano passado e que ameaçava toda sua campanha presidencial. A decisão veio na véspera da Super Terça, uma série de 15 primárias estaduais que podem confirmar sua indicação pelo Partido Republicano para um duelo que deve ser contra Joe Biden em dezembro.
Quem é Nikki Haley, única adversária de Trump que chega às primárias da Super Terça
Trump tem vantagem de cinco pontos sobre Biden em nova pesquisa de intenção de votos, acendendo alerta para o democrata
Trump fez a declaração em sua rede social, o Truth Social, e assessores de campanha afirmaram que dele deve fazer uma declaração pública na tarde desta segunda-feira. O desfecho positivo do caso era de certa forma esperado por ele e por seus assessores: no mês passado, os juízes da Suprema Corte deram sinais de que não pretendiam confirmar a tese do Colorado de que ele estaria barrado de disputas para cargos públicos por sua suposta ligação com o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio, protagonizado por seus apoiadores para tentar impedir a confirmação da vitória de Biden.
Essa postura foi confirmada nesta segunda-feira, quando os magistrados, por unanimidade, mantiveram Trump nas cédulas do Colorado — houve dissidências, contudo, quanto ao escopo da decisão. A maioria (5-4) determinou que apenas o Congresso poderá decidir sobre como a Seção 3 da 14º Emenda da Constituição, que rege sobre a inelegibilidade em caso de insurreição, pode ser aplicada. Para a minoria, a determinação barra discussões futuras sobre as ferramentas federais para a aplicação das leis. Além do Colorado, a Justiça do Maine e de Illinois o vetaram das cédulas.
O caso de Trump na Suprema Corte não é o único envolvendo o republicano e as eleições de novembro — o tribunal deve decidir, em breve, sobre a imunidade dele no processo em que é acusado de tentar interferir nas eleições de 2020, quando foi derrotado pelo democrata Joe Biden. A defesa alega que ele não pode ser processado por atos realizados enquanto ainda estava no cargo, e que, caso as decisões anteriores, de que ele pode ir a julgamento, sejam confirmadas, isso poderia criar "constrangimentos" para futuros ocupantes da Presidência.
Diz pesquisa: Trump pode perder mais da metade dos eleitores dos estados-pêndulo se for julgado culpado por seus crimes
Desde a eleição de 2000, quando a Suprema Corte decidiu a polêmica disputa entre George W. Bush e Al Gore, o tribunal não tem tamanho protagonismo em uma disputa pela Casa Branca. No caso do Colorado, uma potencial decisão favorável à inegelibilidade poderia significar o fim da campanha do republicano por mais um mandato, mas nas últimas semanas os magistrados davam sinais de que, ao menos nesse capítulo, o desfecho lhe seria positivo.
As boas notícias para Trump vieram na véspera da Super Terça, a série de 15 primárias do Partido Republicano para definir quem será o candidato do partido na disputa presidencial. O ex-presidente venceu quase todas as disputas das quais participou, e uma noite "perfeita", com novos sucessos contra sua única rival, a ex-governadora da Carolina do Norte, Nikki Haley, serviriam para oficializar algo que já é dado como certo pelo meio político dos EUA.
Mais lidas
-
1BRINCANDO COM O POVO
Inscrições do "Minha Casa, Minha Vida" em Palmeira deixam cidadãos sem comprovante: Denúncia levanta suspeitas sobre falta de transparência
-
2HIPISMO
Amadora no hipismo, Shanna Garcia sonha com parceria para ser amazona de elite
-
3REABILITAÇÃO
Joãozinho Pereira tem alta depois de ficar 72 dias internado em São Paulo
-
4TELEVISÃO
Bastidores: filho de Faustão não agrada e perde audiência na Band; saiba os motivos
-
5CENTENÁRIO DE ARAPIRACA
10º Prêmio Homens e Mulheres de Sucesso 2024 define atrações e reforça homenagens ao centenário de Arapiraca