Internacional
Mãe de Navalny denuncia 'chantagem' para enterrar o filho 'secretamente'
Serviço Penitenciário Russo (FSIN) informou que Alexei morreu após perder a consciência durante uma caminhada
A mãe de Alexei Navalny afirmou, nesta quinta-feira (22), que conseguiu ver o corpo do filho, que morreu na semana passada em uma prisão do Ártico, mas denunciou a "chantagem" para enterrar "secretamente" o homem que era o principal opositor do presidente russo, Vladimir Putin.
Família busca respostas: Mãe de Navalny ainda não viu o corpo do filho morto e foi barrada em necrotério
'Permanentemente congelada': Como é a prisão no Ártico onde principal opositor de Putin morreu
"Estão me chantageando (...). Querem que tudo seja feito às escondidas, sem cerimônia, querem me levar para o fundo de um cemitério, perto de uma cova recém-cavada, e me dizer: ‘aqui jaz seu filho’. Não concordo com isso", disse Liudmila Navalnaya em um vídeo publicado por pessoas próximas.
Navalnaya afirmou ter sido levada ao necrotério e ter visto o corpo do filho. Disse também que se encontra em Salekhard, capital do distrito de Iamalo Netatsia, região do Grande Norte, onde ele morreu detido no dia 16 de fevereiro, segundo as autoridades.
A mãe afirmou que os investigadores estabeleceram a causa da morte "e todos os documentos legais e médicos estão prontos".
A equipe do opositor falecido indicou que os médicos determinaram que a morte foi por causas naturais.
"Legalmente, eles deveriam ter me devolvido o corpo imediatamente, mas não o fizeram. Em vez disso, estão me chantageando", criticou Navalnaya.
"Estou gravando este vídeo porque começaram a me ameaçar. Olhando nos meus olhos, dizem que se eu não aceitar um funeral secreto, farão algo com o corpo dele. O investigador me disse abertamente 'O tempo está contra você, o cadáver se decompõe'", declarou.
A equipe do principal opositor de Putin acusa o Kremlin de ter ordenado o assassinato e de tentar encobrir seus rastros.
Possível transferência 'secreta'
Imagens de câmera de segurança podem ter flagrado momento em que o corpo de Alexei Navalny foi retirado da prisão do Ártico, no distrito autônomo de Yamalia-Nenetsia, onde, segundo as autoridades, ele morreu depois de uma caminhada, na última sexta-feira. O site independente russo Mediazona diz ter conduzido uma análise de imagens de câmeras ao vivo capturadas na estrada que liga Kharp, onde fica a penitenciária Polar Wolf, a Salekhard, onde a família suspeita estar o corpo do líder opositor.
As filmagens foram registradas entre 23h54 e pouco depois da meia-noite de sábado, no horário local — horas depois da confirmação da morte de Navalny.
A publicação das imagens repercutiu em veículos da imprensa internacional, como o Financial Times e a Sky News, além de tabloides britânicos como Metro, Daily Mail e The Sun. De acordo com o Financial Times, funcionários da colônia penal disseram à mãe de Navalny que o corpo do filho havia sido levado para um necrotério em Salekhard, a cerca de 50 quilômetros da penitenciária.
A estrada da qual o site Mediazona afirma ter obtido imagens é a única rota terrestre entre Labytnangi, cidade mais próxima à colônia penal, e Salekhard. O vídeo mostra, ainda segundo o veículo independente, um comboio de veículos da polícia e do serviço prisional do país.
"O timing [da filmagem] nos leva a crer que o corpo de Navalny estava sendo transportado para Salekhard neste comboio", diz o site.
Para o Financial Times, as imagens do comboio "incomum" levantam suspeitas de que o corpo de Navalny foi transportado "secretamente" e "na calada da noite".
O opositor russo e principal adversário do presidente Vladimir Putin morreu na sexta-feira, aos 47 anos, na prisão do Ártico, onde cumpria uma pena de 19 anos. Ele estava detido desde seu retorno à Rússia no início de 2021 e enfrentava problemas de saúde.
A mãe do ativista, Liudmila Navalnaya, compareceu no sábado com um advogado à colônia penal em uma região remota. O Serviço Penitenciário Russo (FSIN) informou que Alexei Navalny morreu após perder a consciência durante uma caminhada.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4POLICIAL FOI ATINGIDA
Agente socioeducativo morre em troca de tiros com a PC, na Praça dos Martírios, centro de Maceió
-
5FUTEBOL
Fortaleza contrata Kuscevic, ex-Palmeiras, de forma definitiva e cede Bruno Melo ao Coritiba