Internacional

A vovó que ganhou um sorteio e virou protagonista do carnaval uruguaio

Sheila Álvarez tem três filhos, três netos e um sonho realizado: desfilar

Agência O Globo - 21/02/2024
A vovó que ganhou um sorteio e virou protagonista do carnaval uruguaio
A vovó que ganhou um sorteio e virou protagonista do carnaval uruguaio - Foto: Reprodução

A Com 56 anos, Sheila Álvarez não imaginava que o acaso a transformaria na protagonista da maior festa popular do seu país. No ano passado estava desempregada quando ficou sabendo de um sorteio que daria a chance de contracenar com os Los Chobys — famoso grupo de humoristas ganhadores do Concurso Oficial de Grupos Carnavalescos do Uruguai Sem formação artística, comprou um bilhete de 100 pesos (R$12,65), convencida de que, se tivesse que ser premiada, bastaria uma oportunidade. E conseguiu.

Acabou: Festival de 'homens nus' no Japão acontece pela última vez por causa do envelhecimento da população

Não é brincadeira: Turistas são condenados a dois anos de prisão por filmar um falso sequestro no Camboja

Os humoristas foram coroados como os melhores em sua categoria no Desfile de Inauguração do Carnaval de Montevideo, que em 25 de janeiro abriu a festa do Momo que durará até meados de março, uma das mais longas do mundo. E ela estava lá.

— A coisa mais linda da minha vida foi ter meus filhos e a segunda foi isto — disse à AFP antes de se apresentar como “La Sheila de Los Chobys”, figura central do novo espetáculo do grupo de humoristas.

Ela sempre havia gostado de atuar. Quando criança fez teatro em uma igreja, mas se casou jovem, dedicou-se à criação da família e não pode se dedicar à arte. Seus filhos se alegram ao saber que agora ela pode — sua neta se orgulha de vê-la na televisão.

— É realmente muito emocionante — disse com os olhos cheios de lágrimas e com voz embargada. — Você precisa viver para se dar conta — completou.

No dia da inauguração, Sheila recebeu uma menção como personagem comediante.

— Isso eu não esperava — exclama, lembrando com alegria o desfile em um trono gigante pela principal avenida da cidade, com o rosto cheio de purpurina.

Parte da festa

Com a participação de Sheila, Los Chobys, dirigidos por Julio Yuane e Leo Pacella, tentam renovar seu nome no Teatro de verão, o templo do Carnaval uruguaio onde este ano competem 38 gruois, entre eles quatro de comédia.

— Queremos mostrar que quem quer que deseje e sinta essa paixão por estar em cima do palco, veja que pode ser parte da festa — explica Yuane.

Leia mais: Com bolos, músicas e convidados, elefanta celebra 63 anos na Guatemala

Pacella reconhece que criar um espetáculo a partir de um sorteio tem riscos: o vencedor poderia não ter tempo para ensaiar, sentir pânico, desafinar, esquecer das falas. Mas nada disso aconteceu com Sheila, que captou rápido as instruções e se entregou facilmente com o grupo.

— Tivemos uma sorte enorme de conseguir a Sheila — disse rindo, Pacella.

—É fantástico que uma pessoa de fora diga, ‘Bem, busco uma maneira de sair no Carnaval’ e você pode dar isso — contou Camila Dell’’Onte, uma atriz de 25 anos que estreou este ano com Los Chobys.

Veja também: Professor tenta vender arte de seus alunos na internet e desata críticas dos pais no Canadá

Com raízes europeias e africanas, o carnaval uruguaio data de tempos da colonização espanhola e é a expressão cultural de maior apelo no Uruguai, com destaque na capital, mas com manifestações por todo o país.

Em 2023, 22% dos adultos uruguaios (594 mil pessoas) assistiram a algum desfile e 21% (555 mil) compareceram a um espetáculo de bairro, segundo o centro de estudos Ceres.

— O Carnaval uruguaio é ótimo. Eu nunca ri tanto na minha vida — disse o venezuelano Pedro Villarroel, que está casado há 10 anos com Sheila e apoia sua aventura.

Surpresa: Arraia 'virgem' aparece grávida e faz sucesso em aquário dos EUA

Na primeira fila do teatro, María Reyes, uma servidora municipal de 39 anos, aplaude com força a saída dos Los Chobys.

— Eu teria muita vergonha, mas vi Sheila como mais uma integrante dos Los Chobys. Eu adorei!