Geral
Mulher com alergia à água explica como faz para tomar banho
Processo envolve preparação com antialérgicos, permanência de menos de 5 minutos no chuveiro e uso de loções para conter as irritações

Embora a água seja uma substância essencial para a vida, existem casos raros de pessoas que desenvolvem uma alergia ao líquido. As estimativas apontam que a chamada urticária aquagênica atinja cerca de 1 a cada 230 milhões de pessoas no mundo, que sofrem com o aparecimento de coceira, manchas vermelhas e irritação na pele (urticária) ao entrarem em contato com a água.
Fica na cama maratonando séries ou no TikTok? Saiba a partir de quanto tempo começa a fazer mal à saúde
'Sopro do Diabo': Nova droga apelidada de Burundanga deixa vítima inconsciente e vulnerável a golpes; entenda
Em casos mais graves, a exposição prolongada ou em alta quantidade podem levar até mesmo a um risco de choque anafilático, reação alérgica extrema que deixa o indivíduo sem conseguir respirar. Nas redes, os relatos de pacientes que convivem com o diagnóstico costumam chamar a atenção, compartilhando como é o dia a dia precisando evitar mesmo as próprias lágrimas e o suor.
Recentemente, um desses relatos viralizou no TikTok ao responder uma dúvida comum entre as pessoas que passam a conhecer a alergia: como os pacientes tomam banho? No vídeo, que já acumula mais de 650 mil visualizações, a influenciadora Kimberlee Mills falou sobre como entrar no chuveiro é “uma das experiências mais desconfortáveis” de seu dia a dia.
— Eu preciso me limitar em relação à água, não posso entrar em contato por mais de 5 minutos. Qualquer duração mais longa pode me colocar em risco de um choque anafilático. (...) Antes de eu entrar no chuveiro, existe um processo. Eu preciso tomar antialérgicos, que ajudam a retardar o processo (da reação alérgica) — conta.
Entenda os riscos: 'A arritmia se tornou tão prevalente quanto a pressão alta', alerta o cardiologista Eduardo Saad
Ela explica que os medicamentos não interrompem a coceira, a sensação de queimação e a urticária, mas permitem o contato por um tempo um pouco maior com a água. Ainda assim, o banho precisa ser rápido:
— Por volta dos três, quatro minutos no chuveiro, minha pele começa a formigar e é isso que me avisa que é a hora de sair.
Porém, ao deixar o chuveiro, a alergia não para. Kimberlee conta que, logo depois da exposição à água, começa a pior parte do banho. Isso porque as manchas vermelhas que incomodam surgem por todo o corpo.
— Quando saio do banho, é quando a diversão começa (brinca). Porque neste momento meu corpo está coçando, está queimando e coberto de urticária. Nesse processo, aplico loções para coceira, sprays para coceira, só para ajudar a resfriar meu corpo — diz no vídeo.
Embora realize esse processo de forma rotineira, ele não se torna mais fácil. A influenciadora conta que todo o passo a passo pode chegar a demorar duas horas e levar a sintomas mais graves da reação alérgica, como dores de cabeça:
— Todo esse processo pode durar de uma a duas horas. Isso me dá enxaquecas, às vezes fico com febre e é apenas uma das experiências mais desconfortáveis.
Mais lidas
-
1TRAIÇÃO ANUNCIADA
Secretário Júlio Cezar revela que vai abandonar o MDB, partido que o acolheu no auge de sua crise política (VÍDEO)
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3POLÍCIA
Empresário avisa à esposa que reconheceu um dos atiradores e que foi vítima de emboscada
-
4POLÍCIA
Empresário baleado em atentado na Ponta Verde morre no HGE
-
5FUTEBOL
'Maracanazo de Vitor Roque': imprensa espanhola aplaude 'ressurreição' do atacante do Palmeiras