Geral
Carregar o próprio coco? Monte Everest muda regulamento e alpinistas vão precisar levar sacolas para pegar seus dejetos; entenda
Medida foi tomada depois de especialistas afirmarem que a montanha está com ‘mal cheiro’ devido aos excrementos que não se degradam por completo

Se escalar o monte Everest está entre os seus planos de vida, talvez os novos regulamentos para escalar a montanha mais alta do mundo possam fazer você mudar de ideia. As pessoas que decidirem se aventurar terão agora que trazer as suas próprias fezes de volta ao acampamento base.
A medida foi tomada porque especialistas afirmam que a montanha começou a “cheirar mal” visto que os excrementos deixados no Everest não se degradam totalmente. Até agora, os alpinistas que escalavam o Monte Everest tendiam a cavar buracos para ir ao banheiro ou simplesmente deixá-los ao ar livre.
No entanto, com temperaturas que caem para -60°C, os excrementos não se degradam totalmente, deixando as fezes visíveis nas rochas.
Para combater este problema, as pessoas agora que decidirem subir o Everest ou escalar o vizinho Monte Lhotse devem levar ou encomendar pequenos sacos de cocô no acampamento base para recolher os seus resíduos. E eles serão “verificados” pelos funcionários ao regressar.
Segundo uma reportagem feita pela BBC, os produtos químicos contidos nos sacos não só solidificam os resíduos, mas também os tornam em grande parte inodoros. Cada sacola pode ser usada de cinco a seis vezes, o que significa que a maioria dos escaladores só precisa levar duas consigo durante a expedição.
“Os montanhistas têm usado esses sacos no Monte Denali (o pico mais alto da América do Norte) e também na Antártica, é por isso que temos defendido isso”, explica Mingma Sherpa, presidente do município rural de Pasang Lhamu, à BBC.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores esvaziam sessão e evitam votação de requerimento que cobrava fiscalização sobre o IGPS
-
4POLÍTICA
Denúncias na Tribuna da Câmara escancaram caos na saúde pública de Palmeira dos Índios: falta de atendimento, transporte e direitos básicos; veja vídeo
-
5ELEIÇÃO 2026
Paulo Dantas na corrida por um terceiro mandato? Rumores ganham força nos bastidores