Economia
Bradesco lança plano estratégico para retomar rentabilidade, mas "sem reiventar a roda"
Novo presidente do banco, Marcelo Noronha, afirmou que 2024 será ano de transição

O Bradesco apresentou um plano estratégico para os próximos cinco anos para retomar a rentabilidade e tornar a sua estrutura de decisões mais leve. O novo CEO do banco, Marcelo Noronha, afirmou que o ano de 2024 será de transição e a expectativa é que os primeiros resultados dessas mudanças comecem a ser percebidos em 2025.
— Não tem bala de prata, não estamos reinventando a roda ou vamos competir com Elon Musk levando foguete para a lua — afirmou Noronha sobre o plano.
O banco tem apresentado resultados abaixo do esperado pelos analistas, o que vinha despertando dúvidas sobre sua estratégia futura. No quarto trimestre de 2023, por exemplo, a expectativa do mercado era de um lucro de R$ 4,6 bilhões, mas o banco reportou lucro de R$ 2,9 bilhões, depois de fazer provisões por conta de problemas com duas empresas clientes do banco de atacado.
Sem essa provisão, o Bradesco teria apresentado lucro de R$ 4,3 bilhões no último trimestre do ano. No ano, o lucro líquido recorrente do banco foi de R$ 16,3 milhões. Seu principal concorrente, o Itaú reportou na terça lucro de R$ 35 bilhões no ano passado.
Para retomar a rentabilidade, o Bradesco está criando uma nova área de alta renda, que já tem 1,7 milhão de clientes, segundo Noronha, mas sem descuidar do varejo. Assim como o Itaú, o Bradesco pretende criar uma nova plataforma (superapp), mas deve manter as marcas de bancos digitais como Next e Digio, não só dentro dos aplicativos, mas também em outros canais.
O Bradesco também já começou a rever seus modelos de crédito, usando inclusive Inteligência Artificial generativa para a concessão de crédito.
— Reduzimos apetite ao risco freando o crédito, houve alta inadimplência na baixa renda. Revimos modelos de crédito e a produção foi menor em 2023. Com novos modelos de crédito, começamos a retomar a oferta no segundo semestre. A carteira de crédito pessoa física voltou a crescer, mas ainda não no mix desejado — afirmou Noronha.
O Bradesco espera que o crédito cresça entre 7% a 11% deste ano, com o consumo puxando a expansão da economia brasileira este ano.
Para seu plano estratégico, o Bradesco contratou a consutoria McKinsey. Um grupo de trabalho foi criado para levar adiante as mudanças que o Bradesco pretende promover, enquanto outro grupo ficará responsável por tocar o dia a dia do banco.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99
-
4É PROIBIDO PROIBIR
STF considera inconstitucional restrição a transporte por aplicativo e garante livre concorrência
-
5MANIFESTAÇÃO
Caminhada por Justiça: familiares de Gabriel Lincoln realizam ato em Palmeira dos Índios neste sábado