Internacional
Urso polar empalhado de 225 kg e 3,6 metros de altura é roubado em resort do Canadá; autoridades investigam como
Polícia acredita que crime ocorreu durante uma onda de frio; à imprensa local, uma funcionária disse que as patrulhas de segurança foram suspensas nesse dia por conta das baixas temperaturas

A polícia canadense está intrigada. No último dia 22, um resort localizado perto da cidade de Edmonton reportou o roubo de uma de suas peças: um urso polar taxidermizado, pesando 225 kg e medido 3,6 metros. A taxidermia é um processo similar ao empalhamento, mas uma forma mais recente e sofisticada. Com a técnica, geralmente usada para coleções científicas ou de exposição, consegue-se manter suas expressões e comportamento, além de torná-lo mais resistente a insetos.
Veja mais: Polícia indiana solta pomba que ficou 8 meses presa por suspeita de espionagem para a China
Fonte de proteínas: Itália aprova para consumo humano primeira farinha de grilos moídos
A Polícia Montada Real Canadense de Alberta, citada pela BBC News, suspeita que a peça do Lily Lake Resort, localizado no condado de Sturgeon, tenha sido roubada durante uma onda de frio que acometeu a região no início de janeiro, levando os termômetros a marcarem - 30ºC.
Ao The Globe and Mail, uma funcionária, que se identificou como Wanda Rowe, do estabelecimento disse que o local têm patrulhas de segurança 24h por dia, mas que por conta do frio, elas foram suspensas.
Após enchente, campo de golfe na Austrália vira lar por 17 anos de tubarões-touro, um dos mais perigosos para seres humanos
Rowe acredita que os ladrões cortaram as cordas que seguravam a peça e a arrastaram para fora, onde um carro provavelmente estaria esperando.
— Teria que ter sido 100% planejado — disse a funcionária, cujo depoimento foi citado pela rede britânica.
Roubo similar
A policial da Polícia Montada Real Canadense, Kelsey Davidge, descreveu o caso ao The Globe and Mail como "O assalto ao grande urso polar". A agente pediu para que os moradores ficassem atentos caso a peça fosse vendida online.
— Isso se destacaria imediatamente, se você visse em qualquer lugar, certo? — brincou.
Viuvez, estresse, parto prematuro: os desafios das gestantes ucranianas para dar à luz em meio à guerra
Os proprietários já tinham sido vítimas de um roubo similar, em agosto do ano passado, quando dois guaxinins também taxidermizados foram roubados. Juntas, as três peças somam R$ 112,24 mil. Apesar disso, não é possível afirmar se os casos estão interligados, salientou a BBC.
A caça a ursos polares é legal em territórios do norte canadense, mas a prática é rigorosamente regulamentada por autoridades ambientais. Estima-se que o país seja lar de cerca de 16 mil ursos dessa espécie, o equivalente a dois terços da sua população total. Esses animais vivem principalmente nas regiões árticas.
Mais lidas
-
1NO POVOADO CABOCLO
Grave colisão entre dois veículos deixa três mortos em São José da Tapera
-
2HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia de Gabriel Lincoln denuncia intimidação policial
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5ATROPELAMENTO
Após um mês internado, morre Timba, torcedor símbolo do CSA